Professores da rede municipal participam de capacitação do projeto Livro Vivo

Educação
14/10/2009 14h01
Início > Notícias > Professores da rede municipal participam de capacitação do projeto Livro Vivo

Cerca de 50 professores da rede municipal participaram, na manhã desta quarta-feira, 14, da capacitação do projeto 'Leitura para Cidadania - Modalidade Livro Vivo', uma realização da livraria Paulus, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento, iniciado na terça, 13, foi realizado no auditório da livraria, localizada na rua Laranjeiras, 319.

A capacitação foi dirigida pela pedagoga Telma da Silva, que tratou da elaboração de uma proposta de ensino para os professores baseada nos livros que serão disponibilizados pelo projeto entre os dias 26 e 29, na sede da biblioteca pública Epiphâneo Dória, localizada na rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho.

O projeto é destinado às escolas públicas, crianças de baixa renda e Organizações Não Governamentais, e tem como objetivos oferecer às crianças que cursam do 3º ao 5º ano textos feitos para serem lidos e compartilhados, mostrando as mudanças que ocorrem quando a leitura passa a fazer parte das suas vidas.

"Desenvolvemos o encantamento da leitura, ou seja, tratamos não só do conteúdo dos livros, mas da mensagem que eles transmitem aos leitores. A tendência é despertar o gosto pela prática da leitura ao ponto de destacar o que se encontra nas suas linhas e entrelinhas", afirmou a professora.

No evento, cada unidade de ensino esteve representada por dois professores e um multiplicador, que, através da leitura contextualizada, vão poder repassar aos alunos os conhecimentos adquiridos, de forma a aproximar os meninos e as meninas de uma leitura prazerosa e posteriormente, da necessidade de buscar novos conhecimentos.

A programação será encerrada no dia 29, com a distribuição de mais de 7.000 kits infantis, contendo seis livros de literatura infantil e literatura infanto-juvenil destinados a 60 escolas das redes municipal e estadual. Entre as atividades realizadas durante a entrega, estão contação de histórias, oficinas de desdobraduras e sarau de poesia.