Tapa-buraco beneficia vários bairros da capital

Infraestrutura
15/10/2009 16h03
Início > Noticias > 39506

Três fatores podem comprometer a estrutura do pavimento asfáltico: o tráfego intenso de veículos pesados, o volume de chuvas e o período de vida útil do derivado de petróleo. A combinação desses elementos pode provocar o aparecimento de fissuras, buracos e rachaduras nas vias. Para combater esse quadro e garantir a segurança dos condutores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza diariamente o serviço de tapa-buraco, uma iniciativa que atende cerca de 15 localidades por dia.

A rotina começa logo no início da manhã, durante reunião estratégica, quando a equipe escolhe os locais prioritários. Definida a programação, seis grupos se deslocam para diversos pontos da cidade. São cerca de 45 operários envolvidos na prestação do serviço. Eles utilizam de até 100 toneladas de asfalto por dia. A Emurb disponibiliza todos os dias a programação dessas e de outras ações rotineiras. As informações estão no portal da PMA na internet.

Nesta quinta-feira, 15, as equipes estão trabalhando em quatro bairros diferentes: Ponto Novo, Atalaia, Farolândia e Siqueira Campos. No conjunto Jessé Pinto Freire, no Ponto Novo, os operários executam o serviço de tapa-buraco nas ruas K e H.  "A gente já tinha feito o pedido e estou achando ótimo o trabalho que está sendo feito. A gente estava precisando", comenta a dona-de-casa Célia Flor, de 45 anos, que reside na localidade há 30 anos.

Para o motorista Valmir Batista, que mora no conjunto há 23 anos, o serviço facilita as condições de tráfego. "Acho um trabalho excelente. De forma geral, eu avalio a pavimentação daqui de maneira positiva. Nessa rua mesmo o asfalto é de qualidade. Só nas ruas por onde passam ônibus e caminhões é que aparecem mais buracos, mas isso é compreensível. Para gente que anda de carro, esse trabalho é muito importante", destaca.  

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a iniciativa foi pensada para atender a demandas específicas e pontuais. O engenheiro explica que o serviço é executado dentro dos padrões de qualidade recomendados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). "A escolha do material adequado e a experiência de trabalho que nossos funcionários possuem garantem a prestação de um serviço de qualidade. Todos os dias nossas equipes estão na rua para atender as demandas da população aracajuana", garante.

Padrão de Qualidade

O produto utilizado rotineiramente pela Emurb nas operações de tapa-buraco é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), matéria-prima aplicada nacionalmente nos pavimentos rodoviários e de vias urbanas. Ele é normalmente composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (Cimento Asfáltico de Petróleo - CAP), obtido da destilação fracionada do petróleo. A qualidade do material é reconhecida e recomendada pelo DNIT para as obras de pavimentação.

Como os pavimentos são estruturas compostas por múltiplas camadas, o material é preparado na usina da empresa, localizada na Rodovia João Bebe Água, em São Cristóvão, e de lá é transportado diretamente para as equipes de tapa-buraco, recapeamento e capeamento asfálticos que estão espalhadas em vários pontos da capital.

Solicitação

Para solicitar o serviço, basta ligar para a assessoria de comunicação da Emurb. O telefone é o (79) 3179-1619. O pedido também pode ser feito por e-mail: comunica.emurb@aracaju.se.gov.br.

 

Veja mais...
Prefeitura de Aracaju amplia usina de asfalto
Emurb disponibiliza telefone para solicitação de serviços