Cursos oferecidos pela Prefeitura qualificam cidadãos para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
15/10/2009 17h13
Início > Noticias > 39507

A competitividade no mercado de trabalho exige dos profissionais cada vez mais capacitação. Sabendo disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), tem atuado na qualificação profissional de centenas de cidadãos aracajuanos. Somente esta semana, foram encerrados nove cursos, totalizando mais de 190 pessoas capacitadas.

Os cursos mais procurados foram ‘Doces e salgados', seguido pelo curso de informática e o de cabeleireiro. Destacaram-se também os cursos de biscuit e Pintura em tecido (artesanato). Os treinamentos foram realizados nas unidades da Fundat e entidades parceiras.

 Doces e salgados

A maioria dos alunos optou pelo curso de produção de doces e salgados, diante da perspectiva de rentabilidade que o setor de culinária representa. A aluna da Unidade de Qualificação Profissional da Fundat (UQP), Patrícia Barbosa Lage Martins, 40 anos, fez o curso depois de ter ficado desempregada durante cinco meses. "Procurei a Fundat e fiz o curso de doces e salgados porque pretendia recomeçar abrindo meu próprio negócio", destacou a atual autônoma.

Buscando o aperfeiçoamento, Irene Santos também fez o curso de doces e salgados na unidade do Jardim Esperança. Mesmo antes da conclusão do treinamento, a aluna aumentou sua renda. "Estou recebendo muitas encomendas e tenho que correr para dar conta. Foi uma excelente oportunidade. A administração do prefeito Edvaldo Nogueira está no caminho certo", comemora Irene.

Além das UQPs dos conjuntos Jardim Centenário e Jardim Esperança, os treinamentos de produção de doces e salgados aconteceram na Confederação Nacional das Associações dos Moradores (Conam) no conjunto Bugio, no Centro  de Assistência Social São Judas Tadeu e na Igreja 12 de Agosto, no bairro Getúlio Vargas.

Curso de cabeleireiro

As aulas de formação de cabeleireiros atraíram 25 alunos para a UQP do Jardim Esperança. O curso foi concluído e os certificados já foram entregues. Em clima de entusiasmo por mais uma etapa vencida, a satisfação tomou conta da turma, que já está trabalhando na área.

O aluno Victor Emanuel Santos Souza, foi um dos destaques da turma. Sua mãe Lúcia também foi treinada pela Fundat. "Minha mãe fez o curso por meio da Fundat, pegou um empréstimo no Credpovo e montou um salão que está dando certo", diz o entusiasmado Emanuel, chamando atenção para o fato de que atualmente  o salão da mãe está gerando emprego para outras pessoas.

O agora cabeleireiro profissional lembra ainda que a iniciativa de fazer o curso foi tomada visando ajudar sua mãe no salão. "Acho que a profissão está no sangue", afirma.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, ressaltou que o sucesso da turma é gratificante. "A nossa missão é a qualificação profissional. Nós, que integramos a Prefeitura de Aracaju, temos orgulho ao observar que nosso trabalho não está sendo feito em vão", diz.