A Prefeitura de Aracaju continua intensificando os trabalhos de combate à dengue em toda a capital. Nesta sexta-feira, 16, uma força-tarefa envolvendo funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou visitas domiciliares e a limpeza de um grande terreno baldio localizado na rua Sergipe, esquina com a Travessa Amapá, no bairro Siqueira Campos. A concentração das equipes aconteceu às 8 horas na Unidade de Saúde da Família Edezio Vieira de Melo.
Na operação, 17 funcionários da Emsurb trabalharam intensamente na limpeza do terreno, realizando capinagem, retirada de entulho e de toda a espécie de recipientes que poderiam acumular água, como vasos plásticos, garrafas pet, canos, latas, entre outros objetos. A ação também contou com a participação de oito agentes de endemias, que inspecionaram as residências.
De acordo com o supervisor geral da força-tarefa, Jean Carlos Moura, esse é um trabalho que tem sido feito semanalmente em cada bairro da cidade. "Estamos executando um esforço contínuo no combate à dengue para que sejam evitados novos surtos da doença. O importante é trabalharmos na limpeza desses terrenos para que não fiquem objetos espalhados", completa.
Participação
Para reduzir o número de focos do mosquito transmissor da doença, a participação da sociedade é muito importante. "Esse é um dos principais problemas. Limpamos esse mesmo terreno dois meses atrás e agora encontramos ainda mais lixo. As pessoas precisam entender o compromisso que devem assumir", desabafa.
De acordo com Jean Carlos, a força-tarefa é fundamental na luta contra a dengue. "Para que esse trabalho seja realizado, é necessário que seja feito um levantamento prévio e minucioso em toda a área de determinado bairro para, então, serem escolhidos os locais de maior necessidade de limpeza. As pessoas também podem indicar os locais e fazer a solicitação", explica.
Para solicitar o serviço de limpeza de terrenos e espaços públicos basta entrar em contato com a Emsurb através do telefone 0800-284-1300.