Na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou a ordem de serviço para a realização de obras de terraplanagem, drenagem e pavimentação de nove ruas e uma avenida no bairro Atalaia, zona sul da capital. O ato aconteceu ao lado do terminal de integração do bairro e contou com a participação de dezenas de moradores, que se mostraram entusiasmados com as mudanças que acontecerão na localidade.
O investimento de R$ 7,9 milhões vai beneficiar 7,8 quilômetros de vias. "Os recursos são próprios, da Prefeitura de Aracaju, frutos do trabalho, da economia e da maneira austera como nós temos administrado. Nessa situação de crise, mesmo com dificuldades, nós conseguimos reservar recursos para fazer esses investimentos", declarou Edvaldo Nogueira.
As obras serão executadas pela empresa Torre e o prazo de entrega é de 365 dias. Serão contempladas as ruas Jordão de Oliveira, Braúlio Costa, José Leite Prado, Napoleão Dórea, João Carvalho, Francisco Rabelo, Benin Araújo, Acrísio Gomes Fortes e Rua Projetada, além da avenida Vinícius de Morais.
"Eu fico muito feliz em poder anunciar essas obras em uma área que está bem perto da nossa orla, que é uma das mais bonitas do Brasil. Em muitas dessas ruas, quando chove, não entram carros por conta dos buracos. A comunidade da Atalaia há muito tempo reivindica essas melhorias e não poderia mais conviver com os problemas que existem hoje. Temos que cuidar desse bairro, que abriga um dos principais pontos turísticos da cidade", disse o prefeito.
De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, depois da realização dos serviços, a população da região terá melhores condições de vida. "Apesar de o prazo ser de 365 dias, esperamos entregar essa obra em agosto de 2010. A empresa Torre, responsável pela obra, já está mobilizada, com tudo pronto para iniciar os trabalhos", informou.
Junto com toda a equipe, o prefeito também visitou o canteiro de obras, localizado nas proximidades da rua François Hoald. "Vamos realizar um investimento de mais de R$ 7 milhões, calçando, drenando, pavimentando e fazendo todo o tipo de serviço necessário para que possamos urbanizar o que falta dessa parte da Praia de Atalaia, chamada de Atalaia Sul. É uma obra que, sem dúvida, vai melhorar a vida dos turistas e dos moradores do bairro, que é um dos primeiros de Aracaju", destacou Edvaldo.
Beneficiados
Gerson Alves, morador da rua João Carvalho de Aragão, disse estar maravilhado com a iniciativa. "De dez anos pra cá, passaram muitos prefeitos pela cidade e nada foi feito nesse bairro. Graças a Deus, tocaram no coração de Edvaldo e estamos vendo as obras começarem. Para mim, um desejo de mais de uma década sendo concretizado. A expectativa agora é de ver a obra concluída", disse satisfeito.
Para a comunidade local, além das melhorias visíveis para o bairro, as obras também vão valorizar ainda mais os terrenos e imóveis da área. "Nossas casas e terrenos serão valorizados em torno 30%. Sem contar que esse bairro aqui é uma maravilha de se morar: perto do mar e com uma vizinhança muito agradável", comemorou Gerson.
Para Joel Paisante, morador do bairro desde 1999, tudo que é feito em benefício da população traz um conceito positivo para o governo. "Quando as autoridades procuram olhar para o povo, a sensação é de satisfação e a gente continua com a idéia de que Aracaju é o melhor lugar do Brasil para se viver", declarou o carioca, que há 13 anos reside na capital.
Presenças
Também estiveram presentes à solenidade os deputados federais Valadares Filho e Eduardo Amorim; o presidente do Sinduscon, Tarcisio Teixeira; o representante da empresa Torre, José Carlos; os secretários municipais Lucimara Passos (Obras e Urbanização), Bosco Rollemberg (Chefia de Gabinete), Antônio Samarone (Transporte e Trânsito); a presidente da Ademi, Danuza Silva; e o delegado do Orçamento Participativo do bairro, Manoel Messais.