PMA realiza análise do solo na Getimana

Infraestrutura
20/10/2009 09h03
Início > Noticias > 39541

Para quem reside em encostas, o período chuvoso é sempre preocupante. Com as chuvas, o solo pode perder a estabilidade, provocando a mobilidade do terreno e interrompendo qualquer intervenção no local. A comunidade Getimana, no bairro Cidade Nova, é um exemplo desse quadro.

As obras que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vinha executando no local precisaram ser interrompidas por conta da fragilidade do solo. Para retomar os serviços paralisados, a administração municipal contratou uma empresa especializada em contenção de encostas para realizar estudos técnicos na área.

A empresa contratada já iniciou as análises do terreno. Em uma avaliação preliminar, os engenheiros detectaram a mobilidade do solo, uma das causas para o surgimento de rachaduras em algumas residências e para o desmoronamento de parte da pavimentação em paralelepípedo que a Emurb implantou no local. A previsão é de que o relatório definitivo seja entregue ao município no final do próximo mês.

Segundo o engenheiro civil de Infraestrutura, José Marcos de Macedo Santos, a ocupação irregular pode ser apontada como um dos fatores preponderantes para a mudança do perfil geológico da área. "O uso inadequado do solo é, sem dúvida, uma das principais causas para a mobilidade do terreno. A ocupação irregular, sem um sistema adequado de coleta de águas servidas, compromete o revestimento da camada vegetal que mantém o solo estável", explica.    

Obras serão retomadas

Na Getimana, a Prefeitura está realizando três importantes obras: duas de infraestrutura e a urbanização da praça situada na avenida Goré. As obras de infraestrutura incluem a terraplenagem, drenagem e pavimentação das etapas I e II da comunidade. De acordo com o presidente da Emurb, Paulo Costa, assim que a mobilidade foi diagnosticada, o município iniciou o processo de contratação de uma empresa especializada nessas operações.

"A Prefeitura de Aracaju está investindo mais de R$ 2,5 milhões naquela região, entre duas obras de infraestrutura e a construção de uma praça. Isso demonstra o empenho do município para a melhoria da qualidade de vida daquela população. Os moradores podem ficar tranquilos, pois estaremos retomando as obras em breve", garante.


Veja mais..
.

Ações da PMA aumentam qualidade de vida no Getimana
Começa segunda etapa das obras no Getimana