Despertar na comunidade a vontade de zelar pelo bem das crianças e adolescentes, alertando sobre a necessidade de livrá-las de riscos iminentes, como drogas e abuso sexual. Com esse objetivo, o Conselho Local de Saúde do bairro Santos Dumont realizou na tarde desta terça-feira, 20, a Caminha da Cidadania. A iniciativa contou com a parceria da Unidade de Saúde da Família da localidade, a USF João Oliveira Sobral.
A caminhada partiu às 15 horas da rua Senhor do Bomfim. Com faixas nas mãos durante todo o trajeto, os participantes percorreram as principais ruas do bairro. A passeata seguiu rumo à nova praça do bairro Santos Dumont, onde foi concluída a mobilização.
A assistente de coordenação da 7º Região da Rede de Atenção Básica, onde a USF João Oliveira Sobral está inserida, destacou que a caminhada envolveu várias organizações. "Participaram da ação o Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho de Segurança Pública, Conselho do Idoso, Conselho Estadual da Criança e Adolescente, além de ONGs. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para minimizar os problemas relacionados ao uso de drogas e violência no bairro. A UFS João Oliveira Sobral reconhece essa necessidade, por isso entrou como parceira", disse Eneida.
Segundo o coordenador do Conselho Local de Saúde, Dioclécio Ferreira Fonseca, a idéia surgiu ao avaliar o alto índice de abuso sexual contra crianças e adolescentes e ainda o crescimento do consumo de drogas por esse público. "Virou uma epidemia. Vemos esses problemas acontecerem em outras famílias e achamos que não irá acontecer na nossa. Esta caminhada veio para atrair a atenção da população e das autoridades para que algo seja feito. Essa não será a única, mas uma das muitas atividades que iremos promover", completou.