Programa DST/Aids realiza atividade em Serra do Machado

Saúde
22/10/2009 11h21
Início > Notícias > Programa DST/Aids realiza atividade em Serra do Machado

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). As atividades já ultrapassam os limites da cidade de Aracaju, disseminando informações preventivas também para outros municípios. Nesta semana, o Programa Municipal de DST/Aids realizou oficina de prevenção para estudantes do Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça, no povoado Serra do Machado, município de Ribeirópolis.

Cerca de 100 estudantes entre 12 e 18 anos participaram das aulas, que focaram diversos aspectos das DSTs, como formas de contágio e prevenção por meio do sexo seguro. As informações foram transmitidas de forma didática, com exibição de vídeos educativos e formação de debates.

Para a técnica do Programa DST/Aids, Jô Oliveira, a oficina desempenhou um papel fundamental, auxiliando a quebrar estigmas e diminuir a timidez dos alunos. "Um dos primeiros passos para a eficácia das políticas de prevenção é criar espaços abertos para o diálogo, deixando claro que sexualidade é um tema normal e que precisa ser debatido", afirma.

A parceria entre Saúde e Educação vem sendo concretizada ao longo de várias ações desenvolvidas pelo programa. Essa iniciativa envolve parcerias com escolas, organizações não governamentais, creches e abrigos, transformando os jovens em multiplicadores das informações recebidas, e contribuindo para a redução das DSTs.