Emsurb recepciona Sebrae-AL nos Mercados Centrais

Serviços Urbanos
23/10/2009 09h53
Início > Notícias > Emsurb recepciona Sebrae-AL nos Mercados Centrais

Conhecer a administração e a estrutura imponente dos Mercados Centrais de Aracaju. Foi com este objetivo que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Alagoas escolheu visitar a capital sergipana. A equipe foi recepcionada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Os Mercados Centrais - Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco - se configuram como importantes pontos de abastecimento de produtos para a população local. Segundo uma das consultoras do Programa de Modernização de Feiras Livres e Mercados Populares do Sebrae-AL, Silvania Barros, a escolha não foi difícil.

"Tínhamos ouvido falar da grandiosidade, da bela estrutura e da organização desses mercados, então não pensamos duas vezes para escolher o destino. Nosso objetivo é programar algo parecido em Alagoas, por isso viemos ver de perto e conhecer a interação da Prefeitura com os comerciantes e o funcionamento do mercado", explica. "Admito que estou encantada!", completa a consultora.

O intenso comércio realizado nos mercados atrai um grande fluxo de pessoas e demanda a manutenção constante das estruturas, como limpeza, campanhas educativas, reformas e pinturas. A consultora Sônia Onuki revela que pretende trazer mais representantes alagoanos para conhecer o trabalho realizado em Aracaju. "Com tanta atividade nesses Mercados, temos a intenção de voltar para apresentar o local aos demais à experiência que Aracaju tem neste ramo. Vamos convidar representantes de seis municípios de Alagoas para ver tudo de perto", afirma Sônia.

Para a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, a visita é vantajosa para todos. "Além da troca de informações, a equipe conheceu de perto a nossa administração e a cultura de Sergipe num único local", frisa.

Limpeza

A Carteira de Comércio e Serviços do Sebrae-AL, Débora Medeiros Cavalvante, ressalta a atuação da Prefeitura na manutenção da limpeza e higiene dos Mercados Centrais. "Além do tamanho dos mercados, a limpeza chamou muita atenção por onde passávamos. O que eu percebi é que muitas vezes o lixo é descartado de forma incorreta pelos próprios usuários, apesar da atuação constante do poder público", observa.

Para garantir a limpeza dos pólos de comércio, a Emsurb determinou novos critérios obrigatórios para serem cumpridos periodicamente nos locais, além da dedetização e desratização trimestral. Ao todo, são 62 agentes voltados exclusivamente para a limpeza dos Mercados.