Prefeitura prepara cemitérios para o Dia de Finados

Serviços Urbanos
27/10/2009 10h44
Início > Notícias > Prefeitura prepara cemitérios para o Dia de Finados

A Prefeitura de Aracaju está preparando os cemitérios da cidade para o Dia de Finados (2 de novembro). Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciaram na última sexta-feira, 23, a varrição, capinação, gadanhamento, roçagem e pintura de capelas, muros e meios-fios, com a intenção de deixar os cemitérios prontos para receber aqueles que vão visitar amigos e parentes falecidos no feriado.

De acordo com a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o trabalho será contínuo. "Iniciamos os serviços com a meta de deixar tudo pronto até o Dia de Finados. Para isso, as equipes também estarão mobilizadas nos finais de semana", diz. Segundo ela, foi elaborado um cronograma para organizar as atividades.

Segundo o gerente de limpeza urbana da Emsurb, Roberto Gomes, 75 agentes estão envolvidos nos trabalhos. "Os serviços serão realizados nos quatro cemitérios municipais: São João Batista, no Conjunto Costa e Silva; ABC, no Jardins; Helena Bandeira, na Atalaia; e Cemitério dos Náufragos, na Zona de Expansão", detalha.

Fiscalização

Todos os cemitérios municipais, no próximo dia 2, ficarão abertos das 8 às 18 horas. O São João Batista, por ser o maior cemitério público da capital e receber cerca de seis mil pessoas somente no feriado, terá atenção especial. "Colocamos 20 fiscais, com apoio da Guarda Municipal, para atuar tanto no feriado como nos dias que antecedem a data. Eles ficarão atentos à presença de crianças e adolescentes", diz o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Antônio Carlos Mota. 

O objetivo é coibir o trabalho de menores de 18 anos, que nesse período costumam limpar túmulos em troca de alguns trocados. A atividade é proibida por lei e vem sendo acompanhada, ano a ano, pelo Ministério Público Estadual. Pensando em esclarecer a população sobre o problema, a Prefeitura de Aracaju afixou avisos na entrada dos cemitérios públicos em funcionamento com informações relativas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

Cemitérios particulares

Os serviços realizados pela Emsurb vão se estender aos cemitérios particulares, a exemplo do que é mantido pelo asilo Rio Branco, no bairro Luzia. "Houve uma solicitação da diretoria do asilo e, como se trata de uma instituição filantrópica, também vamos realizar serviços de limpeza naquele local", informa Roberto Gomes.

Ainda de acordo o gerente, nos demais cemitérios particulares, a exemplo da Cruz Vermelha, Colina da Saudade, Santa Isabel e São Benedito, as equipes da Emsurb vão preparar a área externa, reforçando a varrição e a capinação.