Apoiar a implantação de micros e pequenos empreendimentos, por meio de linhas de crédito, também é serviço diário da Prefeitura de Aracaju. Para isso, os técnicos do Credpovo - Um Banco para Todos, programa desenvolvido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), atendem os cidadãos interessados em iniciar seu próprio negócio e expõem o programa para alunos dos cursos de qualificação profissional, tirando dúvidas durante as palestras. Já foram aplicados de mais de R$ 3,8 milhões, gerando cerca de 2.300 empregos.
Na última semana, o coordenador do Credpovo, Jorge Lobo, esteve na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, expondo o programa para alunos de vários cursos. "Não é apenas uma palestra, mas um incentivo e esclarecimento sobre as facilidades que são oferecidas para iniciar um pequeno negócio através da Fundat", explica.
A Fundat qualifica cidadãos, através de mais de 30 cursos oferecidos, e oportuniza a implantação do negócio. De acordo com dados do Credpovo, a maior procura de empréstimos é para abertura de micros e pequenos negócios na área de culinária. São pessoas que montam lanchonetes em pontos estratégicos ou empreendimentos na própria residência.
Durante a palestra, participante do curso de doces e salgados, Lindete Andrade Mota, citou que já trabalha com arrumação de salão de festas e cerimonial, e agora irá utilizar os conhecimentos para melhorar os negócios. "Resolvi fazer o curso porque adquiro doces e salgados terceirizados e não pretendo continuar dessa forma", lembrou, acrescentando que após o término do curso pretende ampliar o seu empreendimento. "É uma boa oportunidade que quero aproveitar".
Crédito
Os interessados em adquirir crédito para montar seu empreendimento podem se encaminhar à sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, 104, Centro. Cada empreendedor tem um perfil diferente, mas os técnicos do Credpovo tiram todas as dúvidas sobre qual a melhor linha de crédito para cada cliente. Depois, é realizada uma visita ao local do empreendimento e a elaboração do projeto, que é encaminhado às instituições financeiras parceiras do programa. Além disso, após a implantação do empreendimento, os técnicos continuam acompanhando o desenvolvimento do negócio para garantir o sucesso.