Mobilização faz alerta contra o trabalho infantil

Saúde
23/10/2009 17h19
Início > Notícias > Mobilização faz alerta contra o trabalho infantil

Criança é sinônimo de pureza, sinceridade, ingenuidade. Mas também é símbolo de fragilidade, intensificada diante dos constantes maus-tratos. No mês em que se comemora o ‘Dia da Criança', o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Anísio Dário (Cerest) está mobilizando a população aracajuana para ajudar a diminuir uma prática que tem se tornando comum: o trabalho infantil. Na manhã desta sexta-feira, 23, através da equipe da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), o centro realizou uma blitz no semáforo em frente ao Mercado Albano Franco, para sensibilizar a população sobre o aumento desse tipo de exploração.

Com o tema "Trabalho Infantil é crime! Legal é cuidar, não se omita, notifique", a ação faz parte de uma série de atividades programadas para o mês de outubro e conta com a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Movimento Popular em Saúde (Mops), Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério da Saúde. A Prefeitura participa através da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Apesar de ser lei federal, a proibição do trabalho de crianças e de adolescentes menores de 14 anos não vem sendo respeitada. Locais como mercados, feiras livres, semáforos, praias, são os que apresentam números elevados de menores trabalhando. Durante a ação, realizada no semáforo do Mercado, foram distribuídos panfletos com conteúdos educativos e alertas sobre a vulnerabilidade infantil.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), Jane Curbani, o mais importante é conseguir chamar atenção e qualificar a sociedade e os serviços para o atendimento da criança em situação de trabalho. "O intuito maior dessa ação é mostrar que o trabalho infantil enquanto situação de violência, uma vez que ele está matando, adoecendo as crianças, privando-as do convívio da família, da educação", justificou.  

Outra atividade já realizada pela Reast este mês foi a audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de preparar o atendimento das crianças e notificar o trabalho infantil como forma de violência. A próxima atividade agendada para o dia 29 de outubro, às 9h, no Centro de Referência ao Trabalhador será a capacitação de todos os conselhos tutelares.

Haverá ainda a assinatura da instrução normativa pelo secretário municipal de saúde, Marcos Ramos. "A iniciativa busca protocolar todo o atendimento de criança vítima de acidente de trabalho dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), organizando toda uma linha de cuidados para que ela possa ter as necessidades atendidas", informa Jane Curbani.

Para contribuir com a erradicação do trabalho infantil, basta ligar para o Disque Denúncia do Núcleo de Apoio a Fiscalização do Trabalho através do (79) 3211-1434/ 3211-1435 ou para o Conselho Tutelar pelo (79) 3251-2565 / 0800 284 4999.