Ágil e preciso. Assim tem sido definido por grande parte da população o novo sistema informatizado de marcação de consultas e exames implantado pela Prefeitura de Aracaju nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs). Denominado Sistema de Regulação (SISREG III), o programa reduz o tempo de resposta para o agendamento de procedimentos médicos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.
O andamento dos serviços vem sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "O SISREG tem sido elogiado no país inteiro e trará resultados expressivos, sobretudo a médio e longo prazo. Por enquanto, tivemos dificuldades com a internet, com lentidão ou quedas, mas em 30 dias, no máximo, tudo estará normalizado", adianta a coordenadora da Rede de Atenção Básica (Reab) da SMS, Eurides de Carvalho.
Eurides acrescenta que nos 15 primeiros dias de funcionamento do SISREG, foram marcados 35 mil procedimentos - exames e consultas em várias especialidades, um número quase quatro vezes superior ao que era feito com o sistema anterior, o TAS. "O SISREG ajudou a reduzir as faltas de pacientes em procedimentos marcados, o que diminui a espera na fila, pois o agendamento é feito com a data combinada pelo usuário", lembra.
Ainda de acorco com a coordenadora da Reab, com o sistema ligado à internet, é possível eliminar a duplicidade de cartões do SUS e saber o número real de usuários em Aracaju. "Após a fase de adaptação, as mudanças serão mais perceptíveis aos usuários. Afinal de contas, atendemos mais de oito mil pessoas por dia na rede municipal e não é fácil mudar de um dia para o outro", argumenta.
Para a gerente da USF Hugo Gurgel, Jolene Feitoza, a novidade tem sido bem aceita por funcionários e pacientes em geral. "O SISREG permite o monitoramento mais eficaz e em tempo real dos atendimentos nos consultórios e da marcação de exames, dentro da SMS ou na rede conveniada. Isso ajuda a equipe a reduzir a demanda reprimida e a dar resposta às necessidades de melhoria ou reordenamento. Assim, quem ganha é a população, com um serviço melhor", resume.
Acolhimento
O segundo pré-natal da dona-de-casa Sueli Santos Viana, 22 anos, tem sido mais confortável por conta da marcação mais rápida dos procedimentos na USF Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio. "O nascimento do meu Daniel [2 anos de idade] foi acompanhado pela equipe daqui. E nessa segunda gravidez tudo tem sido mais fácil e rápido. Eu sinto que estou tendo mais atenção", afirma Sueli, enquanto é atendida no consultório.
A enfermeira Rosângela de Santana, que cuida de Sueli há pelo menos três anos, destaca que a agilidade do sistema novo tem contribuido para o comparecimento de pacientes aos serviços de saúde. "O nosso público tem ido mais às consultas e feito os exames no tempo correto e é claro que isso facilita as coisas", explica. "Prova disso é a Sueli, que antes só vinha quase que forçada e agora podemos acolhê-la melhor", diz Rosângela.
Testemunha de que muitas vezes as novidades demoram a agradar, o aposentado Manoel Silva, 70, vê como natural a reclamação de alguns com relação ao SISREG. "De vez em quando a internet cai e o sistema sai do ar e isso deixa os pacientes chateados, mas tudo que é novo leva um tempo para ficar totalmente em ordem. Acho que no dia a dia já ficou mais rápido marcar exames", avalia o usuário, que foi à unidade marcar um exame de sangue para a esposa.