Vereador mirim participa de sessão em Brasília

Educação
28/10/2009 09h49
Início > Notícias > Vereador mirim participa de sessão em Brasília

De aparência séria, sorriso comedido e bastante comunicativo, o estudante da 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) General Freitas Brandão ainda está radiante com a experiência que viveu. Recém-chegado de Brasília, David Menezes, de apenas 15 anos, foi um dos políticos mirins que, na semana passada, participaram da sessão especial no Plenário da Câmara dos Deputados. A sessão contou com a participação de mais de 400 crianças e adolescentes.

Juntamente com outros vereadores e deputados mirins, o adolescente foi empossado deputado por um dia e conheceu o ‘Câmara Mirim', programa educativo que simula uma sessão ordinária da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, estudantes do ensino fundamental de todo o país apresentam, debatem e discutem três projetos de lei selecionados entre todos os projetos enviados anteriormente para o site Plenarinho.

David conta que, antes de viajar, as expectativas em participar da sessão eram grandes. "Fiquei muito ansioso para chegar à capital do país", revela. "Pude conhecer a Câmara, o Palácio do Planalto e trocar ideias com vereadores e deputados mirins de todo o Brasil", acrescenta, contando sobre a viagem.

Atuação

Uma das atuações do jovem pela comunidade escolar foi quando participou do Conselho Escolar. Para alcançar melhorias nos espaços educacionais, David Menezes requisitou à Secretaria Municipal da Educação (Semed) a aquisição de bebedouros e reformas no teto das salas, solicitações que foram prontamente atendidas.

Presidindo a ‘Câmara Mirim de Aracaju', o pequeno vereador apresentou recentemente seu novo projeto de lei, intitulado ‘Educação, Profissionalização e Cultura'. No projeto, entre algumas contribuições e melhorias, estão a implantação de anfiteatros nas escolas municipais com o objetivo de estimular os alunos a desenvolver apresentações artístico-culturais; oficinas de reciclagem para tratar das questões relacionadas ao meio ambiente, além da criação de cursos profissionalizantes para capacitar os estudantes em diversas áreas - entre elas administração, eletrotécnica e telemarketing.

Para David, suas atribuições como político mirim são para servir aos anseios da escola. "Já estou em meu segundo mandato como vereador mirim e no último pleito tornei-me presidente da Câmara, depois de apresentar alguns trabalhos e fazer campanhas. Gosto de frequentar a Câmara Municipal de Aracaju. Já visitei o plenário por várias vezes e nas reuniões, eu e os 18 vereadores mirins debatemos sobre saúde, educação e segurança pública", explica o garoto.

Câmara Mirim

A cada dois anos, o projeto ‘Câmara Mirim' escolhe quatro escolas da rede pública de ensino e elege vereadores, a partir da constituição de chapas nas unidades escolares selecionadas. Neste mandato foram selecionadas as escolas municipais Presidente Vargas e General Freitas Brandão, além de duas escolas estaduais. A eleição da terceira gestão da ‘Câmara Mirim de Aracaju' aconteceu no início desse mês, elegendo 19 vereadores.

O objetivo do projeto é mostrar a importância dos legisladores e das funções da Câmara, estimulando o interesse pela política e conscientizando sobre os direitos e deveres de todos os cidadãos. São realizadas também sessões mensais no plenário da Câmara, onde são ministradas palestras sobre o Poder Legislativo.