Rede municipal participa de mais uma etapa do Projeto Livro Vivo

Educação
28/10/2009 16h35
Início > Noticias > 39616

Alunos e professores de escolas da rede pública municipal e estadual participaram nessa terça-feira, 27, da segunda etapa do projeto 'Leitura para Cidadania - modalidade Livro Vivo', que aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória, com a entrega de kits contendo seis livros de literatura infantil e literatura infanto-juvenil. O projeto é uma realização da livraria Paulus, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Além da entrega de kits, cinco espaços da biblioteca foram reservados para realização de oficinas com o objetivo de incentivar a imaginação das crianças e o gosto pela leitura através da contação de histórias. Cada oficina foi ministrada por duas monitoras da biblioteca e duas professoras de cada escola participante, que narraram as histórias de ‘Chapeuzinho vermelho', ‘Os três porquinhos' e o ‘Boto cor-de-rosa'.

A diretora de Ensino da Semed, Niraildes Prado, que esteve no evento pela manhã representando a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, aproveitou para saudar os alunos. "Estou feliz com o número de alunos da rede municipal que se faz presente na biblioteca. Sejam todos bem-vindos a esse espaço público que os levará ao conhecimento", declarou a diretora.

Segundo a professora da 2ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, Fernanda dos Santos, a ansiedade dos alunos em receber os kits foi percebida após o término da capacitação de professores realizada no auditório da Livraria Paulus nos dias 13 e 14 de outubro, evento que representou a primeira etapa do projeto.

Animação

"Os alunos se animaram com a idéia de que receberiam kits e exercitariam ainda mais o hábito da leitura, prática que já faz parte do cotidiano de cada um deles no ambiente escolar. Sou uma professora privilegiada por ter alunos tão dispostos a adquirir cada vez mais conhecimento", afirmou a professora.

Durante as atividades, os estudantes interagiram com os monitores durante a contação de histórias, fazendo trocadilhos com as palavras. Todos queriam participar ao mesmo tempo, inclusive a estudante Marta Santos, 10 anos, que também demonstrou empolgação. "Não vejo a hora de começar a ler os livros, depois de ter visto tanta coisa legal aqui na biblioteca", declarou Marta.

A segunda etapa do projeto 'Leitura para Cidadania - modalidade Livro Vivo' acontece até o final da tarde desta quinta-feira, 29, com a entrega de novos kits a alunos das redes municipal e estadual de educação, bem como a realização de oficinas para contação de histórias. Ao término da programação, cerca de 9.000 kits terão sido entregues aos estudantes.

Projeto      

O objetivo do projeto Livro Vivo é incentivar o hábito da leitura em crianças de seis a 10 anos, por meio de ações que terão continuidade com os professores e educadores. É destinado a escolas e bibliotecas públicas, crianças de baixa renda do ensino fundamental e Organizações Não Governamentais.

Entre os títulos integrantes do kit disponibilizado pelo projeto estão 'Brincando com provérbios populares', 'O negrinho do pastoreio', 'Brincando com adivinhas' e 'Mani, a origem da mandioca'.