Curso da Fundat gera oportunidades para futuras artesãs

Formação para o Trabalho
29/10/2009 11h18
Início > Notícias > Curso da Fundat gera oportunidades para futuras artesãs

É cada vez maior o número de pessoas interessadas em adquirir conhecimentos na área de artesanato, principalmente para começar um pequeno negócio. Na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, um dos núcleos de formação da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), cerca de 20 mulheres estão buscando qualificação profissional através da confecção de peças de biscuit.

A exemplo dos demais cursos ofertados pela Fundat, as participantes tiveram aulas de relações interpessoais, em momentos de troca de experiências, elevação da autoestima e incentivo para enfrentar o mercado de trabalho. Segundo o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa, os monitores estimulam o desenvolvimento profissional e pessoal. "São aulas ministradas por profissionais capacitados que estimulam os participantes enquanto seres humanos, mostrando que todos são capazes e que o aprendizado é infinito", afirma.

Artesã e instrutora da Fundat há quatro anos, Telma Maria Vieira de Andrade esclareceu que a função que desempenha exige muita dedicação e responsabilidade. Durante as aulas, a instrutora  procura elevar a autoestima e encorajar as alunas para a superação de problemas pessoais. "Não podemos ser simples instrutoras. Lidamos com pessoas e situações diferentes e precisamos sempre usar a psicologia para ajudar a cada um", explica. 

Para Luzimeire dos Santos, além da capacitação, o curso também serviu como terapia ocupacional. Após passar por graves problemas de saúde, ficou sabendo do curso em uma divulgação feita em sua comunidade. Agora que está participando do curso, Luzimeire já pensa em utilizar os conhecimentos para sua vida profissional. "O curso mudou muito minha vida e está me fazendo muito bem. Além de servir como uma terapia, a partir de agora também quero ser artesã e ganhar dinheiro com isso", conta. 

Oportunidade 

A professora Raylane Mendes Alves também está produzindo bastante no curso. Após perder o emprego que tinha, em uma escola no interior do estado, decidiu morar em Aracaju para procurar uma nova área de atuação. "Na escola sempre fiz arranjos para decorações e atividades, como peças de brinquedos para as crianças. Quando fiquei sabendo do curso de biscuit, resolvi apostar e estou confiante que posso melhorar minha renda", acredita. "Até já comprei algumas formas e, mesmo no início do curso, estou confeccionando algumas peças", completa.

Os cursos ofertados pela Prefeitura, por meio da Fundat, são de acordo com a demanda nas comunidades, além da realização de uma pesquisa feita pelos técnicos do Programa de Qualificação Profissional. "Os nossos instrutores, tanto das aulas de relações interpessoais quanto das aulas práticas, são minuciosamente selecionados", reforçou Carlos Magno, destacando que a fundação preserva os bons profissionais. "Em todos os cursos os particpantes fazem uma avaliação dos instrutores", ressalta.