Com uma média de nove acidentes de trânsito e três atropelamentos mensais, o cruzamento da rua Permínio de Souza com a avenida Pedro Calazans, no bairro Cirurgia, é uma área problemática para o tráfego da cidade. Por causa disso, o trecho sofreu intervenção da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), no início da semana passada, no sentido de sanar as dificuldades de trânsito no local.
O cruzamento recebeu balizadores (espécie de varetas sinalizadoras com pintura refletiva), tachões (conhecidos como olhos de gato) e prismas de concreto (alvenaria usada como barreira e para dividir a via), tudo isso para orientar os motoristas que saem da Permínio de Souza no sentido da avenida Hermes Fontes.
"A nova adequação de trânsito visa minimizar o conflito urbano gerado principalmente em horário de pico. Aquela região é complicada pois tem escolas, clínicas, hospital, pequenos comércios. Com esta iniciativa a gente melhora a passagem de pedestres e diminui o risco de acidentes", explica o diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Antônio Fernando.
Para aqueles que buscam sair do Cirurgia rumo ao centro, a alternativa mais viável passa a ser a rua Maruim, onde está sendo estudada a colocação de um semáforo, no cruzamento com a avenida Pedro Calazans, que deverá ser instalado nos próximos 90 dias. De acordo com o diretor, este semáforo integrará a chamada ‘onda verde', cujos semáforos das ruas Itaporanga, Maruim e Estância serão sincronizados para não haver perda de tempo, reduzindo as paradas dos motoristas.
Opinião dos condutores
O taxista Abílio que atua há cerca de 10 anos na praça da Bandeira considera positiva a alteração na localidade. "Com esta mudança os acidentes diminuíram e muito aqui. Ficou melhor para o fluxo de veículos", enfatizou o taxista. Já o motoqueiro Jesse costuma passar com freqüência pela região e aprovou a mudança. "A readequação do cruzamento com a Pedro Calazans facilitou a circulação. Antes os carros paravam no meio da via, o que atrapalhava o acesso", relembra.