Edvaldo abre I Encontro Estadual de Gestores de Assistência Social

Família e Assistência Social
30/10/2009 10h05
Início > Noticias > 39645

Foi aberto na noite dessa quinta-feira, 29, o I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe, que acontece até hoje, 30, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira participou da solenidade de abertura e falou sobre a evolução política de assistência social e as conquistas alcançadas ao longo dos anos.

"Nós conseguimos dar importantes passos na consolidação da política social da assistência social. Desde o final da década de 70, lutamos por um país verdadeiramente democrático, com inclusão social. Essa luta derrubou algumas barreiras, como a antiga confusão entre assistência social e assistencialismo", disse o prefeito durante o evento, promovido pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipal de Assistência Social (Coegemas/SE), com o apoio da Prefeitura de Aracaju.

Para ele, é necessário que a assistência social seja utilizada como ferramenta para sanar a dor e o sofrimento do povo. "A assistência deve ser um instrumento que viabilize a integração dos menos favorecidos no trabalho produtivo e na construção da sociedade", ressaltou Edvaldo Nogueira, acrescentando que acredita que, durante o encontro, os gestores municipais, secretários e assistentes sociais poderão aprofundar as discussões e colaborar com a construção de um sistema único de assistência social mais solidário e inclusivo.

O prefeito aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente Lula por ter enviado para o Congresso Nacional a lei que trata da construção da política única da assistência social. "Quero firmar aqui meu compromisso de que, caso a lei seja aprovada, nós também vamos implantar essa lei e adaptá-la ao sistema social de Aracaju, inclusive criando os cargos instituídos pela lei, a serem preenchidos através de concurso público", garantiu.

Desafios

Segundo o presidente do Coegemas, Adelvan Macedo, o evento foi muito esperado, por isso se trata de um momento especial. "Entender a política pública de assistência social como aquela que deve garantir os direitos sócio-assistenciais é aceitar o desafio de ampliar as possibilidades", relatou. "Está em marcha a implantação o sistema único da assistência social, que integra uma política pactuada nacionalmente e ainda revê uma organização participativa e descentralizada com ações voltadas para o fortalecimento da família", completou Adelvan.

Representando o presidente do Colegiado Nacional de Gestores da Assistência Social, Marcelo Garcia, a assistente Ieda Castro comentou que a política pública ainda enfrenta dificuldades e enalteceu a atitude do prefeito Edvaldo Nogueira. "Em seu discurso, o prefeito falou com propriedade sobre a assistência social e isso é muito importante para que a gente possa romper com a cultura do assistencialismo, da filantropia e da caridade. Infelizmente essa ainda não é a fala de muitos gestores municipais", destacou.

Representando o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o coordenador de proteção social básica do MDS, Leovan Gregório, parabenizou a iniciativa de promoção do evento. "Para nós do MDS eventos dessa magnitude são fundamentais por conseguir reunir municípios, gestores e técnicos para fazer uma reflexão sobre sua atuação, o dia a dia, o cotidiano do trabalho na área", disse. Atualmente o Ministério do Desenvolvimento Social repassa às famílias carentes de todo o Brasil cerca de R$ 13 milhões por meio do pagamento do Bolsa Família.

Presenças

Participaram da abertura I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Sergipe a secretária municipal da Assistência Social Rosária Rabelo; Marta Gama representando o governador em exercício Belivaldo Chagas; a deputada estadual Ana Lucia; o presidente da Câmera Municipal de Vereadores, Emmanuel Nascimento; representando o Conselho Estadual de Assistência Social, a coordenadora municipal da Rede de proteção Básica, Sheila Sodré.

Também estiveram presentes a coordenadora da Rede de Proteção Social Básica as Semasc, Iolanda Oliveira; a assistente social do departamento de proteção social especial da Secretaria Nacional da Assistência Social, Izildinha Nunes; representando o monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Ministério do Desenvolvimento Social, Cintia Barros Santos; a assessora da coordenação geral de acompanhamento das ações de proteção social básica, Kely Rodrigues; e a presidente do Conselho Estadual de Portadores de Deficiência, Gerusa Maria.