O Programa Municipal DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou, em Salvador, do Encontro Macro Regional de Coordenações de DST/Aids do Nordeste. No encontro, profissionais de saúde de todos os estados do Nordeste se reuniram para discutir e avaliar as diretrizes e ações de prevenção e assistência a portadores de doenças sexualmente transmissíveis.
"Nesses dias de reunião, foram debatidas questões referentes ao controle das hepatites virais, tuberculose e estratégias dedesenvolvimento da prevenção positiva voltadas às pessoas que vivem com o vírus da Aids", explicou o coordenador do Programa DST/Aids de Aracaju, José Eudes Barroso.
Além da capital sergipana, participaram do encontro os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Estância, Itabaiana e Canindé do São Francisco, além dos técnicos do Programa Estadual DST/Aids.
Na oportunidade, outras pautas importantes foram motivo de discussão, como os indicadores de monitoramento da Região Nordeste e o controle das DST's. A política de redução de danos e a eficácia das políticas públicas voltadas à prevenção da Aids também foram temas de debates.
Durante o evento, o coordenador do Programa de DST/Aids de Aracaju foi eleito membro titular da Comissão de Gestores (Coge), representando as Coordenações Municipais do Nordeste junto ao Ministério da Saúde.