PMA promove debate sobre mobilidade urbana durante 'Almoço com Empresários'

Transporte e Trânsito
30/10/2009 18h45
Início > Notícias > PMA promove debate sobre mobilidade urbana durante 'Almoço com Empresários'

Com a proposta de sensibilizar o setor empresarial e comercial de Aracaju para a importância de promover da mobilidade urbana, o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, atendeu o convite da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) e proferiu palestra sobre ‘Problemas atuais e possíveis soluções para o trânsito de Aracaju' durante o 'Almoço com Empresários', realizado nesta sexta-feira, 30, no Mercure Hotel Aracaju.

De acordo com Samarone, abrir a discussão sobre o atual modelo de mobilidade em um encontro com empresários, comerciantes e empreendedores foi uma grande oportunidade para ouvir sugestões e, principalmente, firmar parcerias. "Não se trata apenas de pensar na atual situação do trânsito. A proposta é trabalhar a mobilidade, ou seja, o direito de ir e vir do cidadão, a forma como o espaço urbano está sendo ocupado. A questão da mobilidade é um tema que precisa ser discutido com todos os setores da sociedade, já que todos nós, como cidadãos, sofremos as consequências", explicou.

Para o presidente da Acese, Sadi Gitz, a palestra causou impacto e reflexão. "Os empresários e todos os demais convidados puderam enxergar de uma forma diferente a realidade do trânsito de Aracaju. Samarone conseguiu atrair a atenção de todos do início ao fim, não somente por apresentar de forma dinâmica a problemática, mas, principalmente, por apresentar propostas de melhorias. Foi muito proveitoso", avaliou.

Segundo a empresária Maria José Correia, discutir mobilidade como uma realidade gerada por todos é fundamental para gerar mudanças de postura. "Nós temos o hábito de olhar o problema como se nós fôssemos meras vítimas. Apontamos sempre um culpado ou alguém que deva se responsabilizar por tudo, e isso é um erro. Com a palestra pudemos ver que juntos é que podemos criar possibilidades de encontrar novos caminhos para a questão da mobilidade", complementou.