Conferência Municipal de Cultura termina com apresentação de propostas

Funcaju
01/11/2009 08h57
Início > Noticias > 39656

A II Conferência Municipal de Cultura de Aracaju, realizada pela Prefeitura de Aracaju e encerrada nesse sábado, 31, foi marcada pela discussão de diversos assuntos de interesse de artistas, produtores culturais, representantes da sociedade civil e gestores da área. O objetivo foi levantar propostas e auxiliar na construção de políticas públicas voltadas ao apoio e incentivo das manifestações culturais em Aracaju.

Foram cinco eixos de discussão: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Instituicionalidade da Cultura. Cada grupo ficou responsável por identificar e propor soluções para os principais problemas encontrados na produção e divulgação cultural em Aracaju. As discussões estavam abertas a todos os credenciados no evento.

A participação foi ativa. Segundo o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Alisson Couto, um dos responsáveis pela organização da conferência, os debates foram extremamente produtivos. "Houve ampla participação da sociedade. As propostas apresentadas são muito importantes para a formulação de políticas públicas", concluiu.

Segundo o estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Victor Hugo de Souza, a conferência serviu, entre outras coisas, para ampliar a percepção da sociedade sobre o panorama da cultura em Aracaju. "Foi muito importante saber em que o município está investindo, descobrir os problemas e encontrar meios de resolve-los. As discussões foram muito interessantes", comentou.

O produtor cultural e presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD) em Sergipe, Ribeiro Filho, também disse que as discussões foram bem proveitosas para melhorar a produção cultural. "É um evento muito importante, pois cria propostas que ajudam a mudar o quadro atual da cultura em Aracaju", destacou.

As propostas apresentadas e aprovadas foram reunidas em um documento que será enviado para o Ministério da Cultura. Além disso, no final do encontro, houve a eleição dos delegados que representarão Aracaju na Conferência Nacional de Cultura.