Prefeito prestigia abertura do Salão Imobiliário 2009

Agência Aracaju de Notícias
04/11/2009 08h00
Início > Notícias > Prefeito prestigia abertura do Salão Imobiliário 2009

Foi aberta na noite dessa terça-feira, 3, a terceira edição do Salão Imobiliário de Sergipe (Simse), considerado o maior evento do setor da construção civil no Estado. A solenidade, realizada no auditório do Centro de Convenções e prestigiada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi marcada pela apresentação da nova diretoria da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi-SE), eleita por unanimidade no último dia 28 para o triênio 2010-2012, e pela entrega do Prêmio Ademi 2009 às empresas e profissionais do ramo que mais se destacaram durante o ano.

Com a proposta de apresentar novos empreendimentos, facilitar as vendas e fortalecer o setor, o Simse 2009 segue até o próximo domingo, 8, no Centro de Convenções, onde estão montados estandes de empresas de vários segmentos da cadeia produtiva, como construtoras, imobiliárias, fornecedores e prestadores de serviço. Além da Ademi, a Êxito Eventos também é responsável pela realização do Salão Imobiliário, que conta ainda com o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado.

Mais de 6.000 imóveis com preços a partir de R$ 60 mil estão à disposição dos compradores. Entre os 80 empreendimentos em exposição, 20 são lançamentos. Os organizadores esperam receber cerca de 10 mil visitantes e a estimativa é de que o volume de negócios fechados até o final do evento chegue a R$ 120 milhões, valor 20% maior que o alcançado no Simse 2008.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o evento ajuda a impulsionar a construção civil e, com isso, o desenvolvimento de Aracaju. "Nossa cidade tem apenas 154 anos, mas, apesar de ser uma das mais jovens capitais do país, Aracaju recebeu o título de capital brasileira da qualidade de vida. Também temos o maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Norte e Nordeste, segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro [Firjan]. Tudo isso não é fruto somente do trabalho do poder público. A construção civil tem um grande papel nesse processo", destacou Edvaldo.

"Por reconhecer a importância desse setor estratégico, a Prefeitura de Aracaju não podia deixar de apoiar mais uma edição do Salão Imobiliário. Estamos apostando no futuro, na capacidade empreendedora da nossa gente e na possibilidade de dar passos adiante para superar de vez a crise econômica e melhorar ainda mais a vida do nosso povo. Afinal, à medida que o mercado imobiliário cresce, temos mais geração de emprego, renda e impostos, como o IPTU e o ITBI, que são fundamentais porque podem ser revertidos em obras e serviços para os aracajuanos", complementou o prefeito.

A atual presidente da Ademi, Danusa Silva, também destacou o poder transformador da indústria da construção civil. "O setor demanda grande quantidade de força de trabalho e pode rapidamente contribuir para a melhoria de indicadores econômicos e sociais, além de, na atualidade, ter sido de grande importância para que o Brasil saísse da crise mais facilmente. A construção civil também pode valorizar cidades, requalificar a ocupação urbana e recuperar áreas degradadas", ressaltou, lembrando que nesse processo estão envolvidos inúmeros agentes, entre eles proprietários de terrenos, arquitetos, engenheiros, empresários, fornecedores de produtos e serviços, operários, corretores e ainda o poder público, responsável por investimentos em infraestrutura.

Agradecimentos

O diretor da Êxito Eventos, Alexandre Porto, agradeceu o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado. Segundo ele, sem a ajuda do poder público, o Simse 2009 não poderia ter o mesmo brilho e padrão de qualidade do ano passado, já que o momento ainda é de crise. "Vários Salões Imobiliários em outros estados tiveram que ser cancelados ou foram realizados com muita dificuldade. Aqui, graças aos nossos patrocinadores e expositores, isso não ocorreu", comemorou.

"A Prefeitura de Aracaju tem sido parceira do Salão Imobiliário e tem compartilhado conosco o sonho de que a cidade continue sendo a capital brasileira da qualidade de vida. Trabalhar para que Aracaju continue crescendo com sustentabilidade é um compromisso que a Ademi, o mercado imobiliário e o poder público municipal devem assumir para que Aracaju possibilite às futuras gerações pleno desenvolvimento humano", reforçou Danusa.

Visitas

Após a abertura oficial, o prefeito Edvaldo Nogueira visitou os estandes do evento, entre eles o da Prefeitura de Aracaju, onde está montada uma maquete que mostra como ficará a cidade com a construção do novo eixo viário que ligará os bairros Jardins e Santa Maria. Uma das etapas previstas é a construção da ponte sobre o rio Poxim, iniciada no mês passado.

As demais etapas do projeto terão início depois que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) liberar o financiamento de cerca de U$ 30 milhões que está sendo pleiteado pelo município. "Essa obra estruturante será a maior e mais importante dos últimos anos. Além de desafogar o trânsito, o novo eixo viário vai ligar dois extremos da cidade, integrando as comunidades e aproximando as realidades do Santa Maria e do Jardins", disse Edvaldo aos visitantes.

Presenças

Também participaram do evento os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, e da Infraestrutura, Valmor Barbosa; o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento; representantes da Caixa e do Banco do Brasil; o superintendente do Sebrae, Emanuel Sobral; o presidente do Sinduscom, Tarcísio Teixeira; e o presidente eleito da Ademi-SE, César Silveira, que sucederá Danusa Silva a partir do próximo ano no comando da entidade.