Prefeitura substitui placas sinalizadoras do trânsito em Aracaju

Transporte e Trânsito
04/11/2009 10h17

A fábrica de placas de sinalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) foi criada para diminuir os custos para o erário e agilizar a colocação ou substituição da sinalização existente. Uma equipe composta por cinco servidores trabalha nos dois turnos, fabricando ou recuperando placas antigas, distruídas pela ação do tempo, pelo vandalismo ou furtadas.

Nos últimos três meses, a SMTT substituiu mais de 100 placas de regulamentação, advertência e indicativas em vários pontos da cidade. Desse total, 41 foram furtadas e 16 danificadas por pichação.

Para o chefe do sertor de sinalização, Diego Carvalho, cada unidade fabricada com chapa galvanizada custa em torno de R$ 250. A chapa trabalhada recebe um adesivo refletivo, que substitui a tinta usada anteriormente, e tem maior durabilidade. O preço do rolo de 20 metros desse adesivo tem um custo de R$ 1.800.

"Danificar ou furtar esse equipamente é prejuízo para a gestão pública e perigo para a própria sociedade, que tem momentaneamente aquele setor sem a devida sinalização, o que pooderá causar acidentes", afirmou.

A população de Aracaju pode colaborar com a equipe de sinalização, indicando o local em que placas ou outro tipo de sinalização tenham algum problema. É só ligar para a Ouvidoria da SMTT por meio do telefone 3238-4646, de segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas, e nas sextas-feiras, das 7 às 13 horas.