Curso de informática reúne diferentes gerações

Formação para o Trabalho
04/11/2009 15h59

A troca de experiências entre gerações diferentes está melhorando o aprendizado no curso de informática realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Enquanto os jovens desejam absorver conhecimentos para adentrar no mercado de trabalho, os adultos pretendem agregar o aprendizado à profissão que desempenham e os idosos estão interessados em resolver problemas bancários, entre outros, sem sair de casa.

O curso teve início no mês passado, na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, bairro Porto D'anta, e deve terminar em dezembro. O treinamento está reunindo alunos com idade entre 16 e 67 anos. Não é a primeira vez que a Fundat reúne gerações diferentes na realização de um curso. As experiências anteriores têm demonstrado que os resultados são mais eficazes.

"Formamos um tripé, uma situação de equilíbrio. Os mais velhos têm paciência e experiência de vida e os mais jovens a impetuosidade. Isso resulta na troca de informações e, portanto, em um aprendizado mais eficiente", destaca o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia.

Apesar da pouca idade, o instrutor Wanderson Henrique da Paixão Santos, 22, repassa seus conhecimentos com profissionalismo e segurança. É um dos instrutores mais requisitados da Fundat e, por suas qualidades, recebe sempre elogios dos alunos. Os alunos mantêm uma frequência em 100% e o aprendizado está surpreendendo.

Desafio

O treinando José Corrêa dos Santos, 67, atualmente aposentado, já exerceu várias profissões. Foi técnico em enfermagem, arquivista, assistente administrativo, além de ser formado em teologia. O motivo que o levou a fazer um curso de informática foi o desejo de fazer parte do mundo globalizado e utilizar a Internet para resolver diversas situações e conversar on-line com filhos e parentes distantes.

"Está sendo um desafio. Inicialmente, o computador era um bicho de sete cabeças, mas aprendi, com a ajuda do nosso instrutor, que esse bicho não morde, pelo contrário, nos auxilia no dia-a-dia", disse José dos Santos.

Preparação

Suzy Gabriela Correia da Silva, 16, cursa o oitavo ano do ensino fundamental. "Estou me preparando para o mercado de trabalho. Tive a oportunidade de estudar inglês por meio da Fundat e agora estou na informática", comentou, acrescentando que ambos os cursos são fundamentais para o seu futuro profissional.

Valdete Silva dos Santos, 50, é mãe de dois filhos e cursa  psicologia. "Na nossa idade, não podemos perder tempo. Sei que, como psicóloga, vou precisar da informática. A competição com os mais jovens é pesada e, se não tivermos qualificação, tudo se complica mais ainda", afirmou.