PMA recepciona delegações do Campeonato Pan-Americano de Ginástica

Cultura
04/11/2009 14h35

Na noite dessa terça-feira, 3, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) recepcionou dirigentes e representantes das delegações do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística Juvenil com um jantar de boas vindas no Hotel Radisson. A competição, que tem o apoio da Caixa, da PMA e do Govero do Estado, será realizada em Aracaju entre os dias 4 e 8 de novembro, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, com a participação de mais de 320 atletas de 17 países.

O prefeito Edvaldo Nogueira foi representado pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Waldoilson Leite. Segundo ele, o jantar foi uma forma de dar as boas vindas a todos os competidores. "Um evento desse porte abre as portas do nosso município para o desenvolvimento turístico. São mais de 400 participantes, entre atletas, dirigentes e técnicos, que irão conhecer nossa cidade, nosso estado. O esporte, a cultura e o turismo caminham juntos", ressaltou.

"Esse campeonato fortalece Sergipe para sediar eventos cada vez maiores", disse o secretário de Estado dos Esportes, Maurício Pimentel, que também participou do jantar. Para ele, o esporte é o melhor investimento para a sociedade. "Iniciativas como essa fomentam o turismo de esportes em nosso estado, além de ampliar o cenário esportivo e descobrir novos talentos", opinou.

"É de suma importância dar visibilidade ao estado, já que as Olimpíadas de 2016 serão no Brasil. Sergipe já sedia a Federação Brasileira de Handebol, e agora recebe a Confederação Brasileira de Ginástica. Isso fortalece o esporte e a possibilidade de sediar competições bem maiores em Aracaju", comentou o gerente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Marco Antônio Queiroz.

Mudança de sede

Além de proporcionar aumento no fluxo de turistas e divulgar Aracaju como porta de entrada para Sergipe, a competição é de grande importância para a Ginástica Artística Juvenil, já que servirá de seletiva para as Olimpíadas da Juventude, realizada em 2010 em Cingapura. O evento também é um grande marco para o esporte local, pois marca a transferência da sede da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) de Curitiba para a capital sergipana.

A mudança na sede da confederação irá proporcionar a descoberta de novos atletas, além de incentivar a prática do esporte. Os jovens que competem nas equipes juvenis serão os atletas que representarão o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e Londres e 2016 no Brasil. Para a presidente da CBG, Luciene Rezende, as expectativas são excelentes. "Aracaju é a capital da qualidade de vida, o povo é hospitaleiro e a prefeitura investe no esporte", destacou.

Olhar estrangeiro

Os mais de 400 participantes do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística Juvenil terão a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da capital. O juiz de ginástica masculina Ronald Hill veio dos Estados Unidos e conta que, apesar de haver chegado há pouco tempo, já deu para perceber a beleza da cidade. "Já andei na praia, que é muito bonita", disse.

A presidente da União Pan-Americana de Ginástica Artística, a venezuelana Zorbeira Hernandez, disse estar muito curiosa para conhecer a cidade. "Assisti a um vídeo sobre Aracaju e achei a cidade muito bonita. Espero que a conservem assim. Vou aproveitar para conhecer pessoalmente", comentou.