Servidores mostram seus talentos em exposição de artesanato

Administração
06/11/2009 15h31
Início > Notícias > Servidores mostram seus talentos em exposição de artesanato

Esta semana, os corredores do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos se transformaram em uma verdadeira galeria de arte. Peças de artesanato produzidas por servidores da Prefeitura de Aracaju embelezaram a exposição Talentos do Município. A mostra faz parte da programação alusiva ao Dia do Servidor.

Entre os itens expostos, destaque para caixas trabalhadas em madeira, bijuterias e flores artificiais, tudo confeccionado por funcionárias de diferentes secretarias municipais. Segundo uma das organizadoras da exposição, Fátima Bianchi, diretora da UAG da Secretaria Municipal de Planejamento, o objetivo é divulgar as habilidades dos funcionários fora da rotina de trabalho.

"Muitas vezes a gente trabalha todos os dias ao lado de uma pessoa e nem imagina que ela tem um talento especial. A intenção é mostrar isso para todos os servidores e valorizar essas obras de arte", afirma. "Os servidores que tiverem esse talento para expor podem nos procurar para já deixarmos a solicitação arquivada para as próximas exposições", avisa.

Uma das artesãs, Lízia Martins, é fotógrafa da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e mostrou seu trabalho em parceria com a estagiária de jornalismo Priscila Viana. Lízia começou a fazer bijuterias quando ainda era criança e com o tempo foi ampliando suas habilidades. Hoje, além de brincos e colares sofisticados, ela produz artigos em feltro e caixas de madeira decoradas.

"Comecei há uns oito ou dez anos, fui gostando cada vez mais e agora já recebo encomendas de diversos itens", conta. "Essa exposição está sendo uma excelente oportunidade de mostrar meu trabalho e trocar experiências com as outras servidoras", completa Lízia.

Inspiração

O talento de Lízia também serviu de inspiração para a colega de trabalho Maria da Glória Barros, servidora do município há 22 anos. "Sempre admirei a arte, e depois que vi o trabalho dela me interessei em aprender", revela.

Glorinha, como é conhecida pelos servidores, também confecciona peças em madeira. Utilizando técnicas de pintura como pátina, que dá uma aparência envelhecida à superfície do objeto, ela faz questão de deixar seus produtos, entre caixas, mandalas e cadeiras, sempre bastante coloridos. "A vida só tem graça se for colorida!", garante.

Flores

Artesãs de todas as gerações participaram da mostra. Dona Jisaldina Chagas, servidora da Secretaria de Planejamento (Seplan), faz suas flores artificiais e velas decorativas há mais de 40 anos, e sempre participa das exposições organizadas no Centro Administrativo. "É uma oportunidade boa de divulgar. Já estou até preparando as peças de Natal para expor no final do ano", conta.

Também ficaram expostas peças de bordado feitas por servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e vasos feitos de jornal na Oficina de Papel da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). "É um belo trabalho, que transforma jornais antigos em obras de arte, contribuindo com o  meio ambiente", acredita Fátima Bianchi.