Saúde municipal esclarece dúvidas sobre o SISREG III

Saúde
06/11/2009 14h49
Início > Notícias > Saúde municipal esclarece dúvidas sobre o SISREG III

O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, reuniu a imprensa sergipana na manhã desta sexta-feira, 6, para falar sobre o atual sistema de marcação de consultas e exames, o SISREG III. O novo sistema de regulação está em funcionamento há um mês, e, somente nesse período, já conseguiu realizar 20 mil marcações de consultas a mais, se comparado ao antigo sistema.

O SISREG III utiliza o computador convencional e sua base é a web. O sistema é público, foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e oferece a possibilidade de implementação de novas tecnologias e atualizações caso haja necessidade. "O município de Aracaju tinha despesas com o sistema anterior maiores que a sua possibilidade. Agora o sistema de regulação não onera o município, pois é financiado pelo Ministério da Saúde", disse o secretário.

Marcos Ramos pediu um pouco de paciência à população, já que em toda mudança existe um tempo para readequações. "Para mudar é necessário coragem. Poderíamos ficar com o antigo sistema, porém teríamos mais custos e não aumentaríamos o número de atendimentos. Solicito da imprensa e da população compreensão, pois o novo sistema precisa de um tempo para ajustes", justificou.

O secretário informou ainda que os técnicos da Secretaria de Saúde estão cientes dos problemas que estão ocorrendo e, de forma rápida, tentam minimizar os transtornos, através do monitoramento e da avaliação diária do sistema de internet, disseminação de formulários nas unidades para recolher passivos e demandas reprimidas e monitoramento para minimizar falhas no acesso ao banco de dados do SISREG pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

"Em breve teremos um sistema mais adequado e mais veloz. Não é necessário que a população chegue de madrugada nas unidades de saúde, pois elas estão abertas durante todo o dia. O paciente que necessitar deve se dirigir a uma USF em qualquer horário do dia", orientou Marcos Ramos.

Aumento

Com o SISREG III, a SMS ampliou o número de marcação de consultas de 35 mil para 55 mil em apenas um mês. Conforme Marcos Ramos, esse número pode crescer, já que o Ministério da Saúde sinalizou positivamente para a instalação de um servidor em Sergipe. Depois disso, a velocidade da rede deve ser maior.

"O servidor é onde todas as informações são coletadas. Atualmente ele fica em Brasília, e, quando houver a descentralização, a velocidade será maior, pois não vamos competir com os demais Estados em tempo e espaço", explicou o secretário municipal de Saúde. Esse servidor deve ser montado em Sergipe no prazo de 15 dias e sua instalação dura em média 48 horas.

Sistema

O SISREG foi implantado em Aracaju no dia 5 de outubro deste ano e substituiu o sistema GIROS da PROCOMP. Sendo assim, os terminais de Atendimento da Saúde (TAS) foram removidos de todas as unidades de saúde. Desde a implantação do sistema, Aracaju se mantém na 8ª colocação em volume de marcações no país. Ele oferta ainda a possibilidade do agendamento de procedimentos nas próprias unidades. Antes a agenda ficava com os prestadores - clínicas e laboratórios.

Entre as vantagens do novo sistema também estão a facilitação no dia a dia do usuário, já que ele pode escolher o dia, horário e local (clínica e ou laboratório) para realização de exames ou consultas - lembrando que a fila é única para os procedimentos clínicos; além da eliminação das possibilidades de fraudes e da transparência na produção de relatórios de gestão. 

Já o antigo sistema, o Giros/TAS, não produzia relatórios de gestão. Além disso, não havia a adesão dos profissionais de saúde ao sistema. O agendamento de procedimentos e consultas era regulado pelos prestadores, e não pela SMS, e o número de cartões SUS bem maior do que a população.


Confira o total de marcações pelo SISREG III:

Outubro de 2009

Aracaju: 42.862
Interior: 11.094
Total: 53.956

Novembro de 2009
Aracaju: 4.102
Interior: 2.263
Total: 6.365

Marcações de Alta Complexidade Nucaar Jan/Out 2009
Tomografia: 12305
Cintilografias: 2396
Densitometrias: 1130
Cateterismos: 734
Arteriografias: 676
Ressonâncias: 4831
Próteses Auditivas: 414
Cirurgias Catarata: 1984
Transplantes de Córnea: 93