Conferência Intermunicipal de Educação termina com votação de propostas

Educação
06/11/2009 17h20
Início > Notícias > Conferência Intermunicipal de Educação termina com votação de propostas

A Conferência Intermunicipal de Educação da ‘Grande Aracaju I', que integrou a capital e os municípios de São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, encerrou na tarde dessa quinta-feira, 5, mais uma etapa no processo de elaboração de políticas públicas na área educacional, que será concluído na Conferência Nacional de Educação (Conae), a ser realizada em abril de 2010, em Brasília/DF.

No encerramento, houve a votação das propostas dos grupos de discussão sobre eixos temáticos formados anteriormente, e ainda a eleição dos delegados por segmento para a Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de novembro. De acordo com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, a conferência intermunicipal foi realizada com sucesso graças ao compromisso com a democracia e à metodologia baseada no Documento Referência, publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

"Acredito que a metodologia foi a mais ajustada possível, pois todos tiveram o direito de aprovar e recusar propostas, fazendo supressões e ajustes ao Documento Referência. Foram grandes as contribuições, uma vez que a Conferência Intermunicipal da Grande Aracaju I está levando um documento base para a etapa estadual com boas expectativas no que se refere à qualidade da educação sergipana e brasileira", afirmou a Tereza Cristina.

Delegados

Segundo a secretária-executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime/SE) e coordenadora da Conferência Intermunicipal, Gilvanete de Melo, a última etapa resume todo o processo de formação e execução do evento, uma vez que nessa fase foram eleitos os delegados que representarão a Grande Aracaju na Conferência Estadual e foram aprovadas emendas e propostas locais.

"A plenária final serve para a aprovação de emendas e votação dos delegados por segmento que participarão da etapa estadual. Foram escolhidos 156 delegados. Após a aprovação das proposituras, a eleição foi realizada e um dos critérios para eleger-se delegado na fase estadual é ter sido delegado na etapa intermunicipal. Fizemos a indicação desses nomes através da votação com ata, dados dos eleitos por segmento e assinatura de todos os delegados referendando o documento", esclareceu Gilvanete sobre o processo de finalização da Conferência.

Para o delegado Pedro de Santana Santos, representante do Sindicato dos Profissionais de Ensino de Aracaju (Sindipema), a Conferência Intermunicipal é importante para consolidar políticas públicas através do debate conjunto. "Como a Conae é de suma importância para a consolidação de políticas públicas na área educacional por aglutinar toda a sociedade civil, a Conferência Intermunicipal foi balizada pelo respeito à democracia. Todos os delegados tiveram o espaço devido para apresentar suas propostas. Dessa forma, estaremos levando para a etapa estadual os anseios de todos que compuseram essa primeira fase", avaliou Pedro de Santana.

Conferência Nacional

Com o tema ‘Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação', a Conae vem garantindo um espaço democrático para que a sociedade expresse sua opinião e construa coletivamente os rumos da educação nacional. Esse processo participativo discute os desafios inerentes à educação nacional, analisa os problemas e oferece propostas de formulação e implementação de políticas públicas, contribuindo com a ação dos poderes públicos.

Leia mais...
Prefeitura participa dos preparativos para a Conferência Nacional da Educação