Estudantes participam do projeto ‘Paralela Infantil'

Educação
09/11/2009 17h28
Início > Notícias > Estudantes participam do projeto ‘Paralela Infantil'

Estudantes da rede municipal de ensino estão participando do projeto ‘Paralela Infantil', realizado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) em parceira com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). O objetivo é estimular o interesse de crianças por filmes educativos, disseminar a linguagem do cinema e valorizar a cultura nacional.

Para isso, serão exibidos mensalmente, na sala de projeção do NPDOV, sete curtas-metragens com temática infanto-juvenil. O público-alvo do projeto são os estudantes da rede pública da 1ª série do ensino fundamental e crianças inseridas em projetos sociais. Os filmes são exibidos todas as terças e quintas-feiras, no horário da tarde e da manhã, e ficarão em cartaz até o mês de dezembro. 

De acordo com a coordenadora geral do NPDOV e idealizadora do projeto, Graziele Ferreira, a iniciativa de criar uma exibição mensal destinada só para o público infantil surgiu de uma mostra já existente, porém voltada para os adultos.

"A partir da ‘Mostra Temática', apreciada pelo público adulto, pensamos em criar um projeto piloto que fosse voltado para a temática infantil e tivesse como seu principal alvo as crianças da rede pública de ensino. Programando as exibições, destacamos a diversidade de formatos e estilos, o fortalecimento da cultura local e nacional, sempre com uma preocupação didática de fazer com que os estudantes compreendam o que é um filme, como é produzido e por quem é executado", explicou Graziele.

Curtas

Nas sessões de estréia do projeto do último dia 29 foram exibidos para os alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Gal. Freitas Brandão, no bairro Suissa, os curtas-metragens 'Calango', 'Minha Rainha', 'Tem Boi no Trilho', além do curta '‘As aventuras do Sr. Euclides'', uma produção sergipana em que são destacados elementos da cultura popular e do folclore sergipano. Segundo a professora e suporte pedagógico, Marleide Lucena, a exibição desses curtas estimula nos alunos uma cultura visual.

"O audiovisual estimula a criatividade das crianças e desperta o interesse deles pelo cinema. Além de exercitar a paciência, organização e percepção dos meninos. O que achei mais interessante foi mostrado em um curta que retratou a cultura sergipana dos parafusos, pois mostrava o nosso folclore", refletiu Marleide.

Para os adolescentes Kécio Lopes, 12 anos, estudante da 3ª série, e Luana Gomes, 11 anos, estudante da 5ª série, a participação na estréia do ‘Paralela Infantil' foi animada e educativa. "Gostei bastante da exibição dos filmes. O que mais me empolgou foi o do camaleão, porque mostrou que ele sempre se dava mal nas perseguições que fazia ao grilo. Quero voltar mais vezes aqui e assistir a mais filmes", disse o garoto.

"Minha expectativa para assistir a esses filmes não foi muito grande. Mas quando cheguei me surpreendi. Gostei bastante, principalmente do filme ‘Minha Rainha', em que a personagem é muito trabalhadora e acaba conseguindo tudo que deseja com esforço e dedicação", descreveu a menina.

Paralela Infantil

É um projeto piloto de exibições gratuitas de filmes infantis voltado para estudantes da rede pública de ensino.  A cada mês, uma programação de filmes será pensada especialmente para as crianças entre 7 e 10 anos, sendo que cerca de 20 escolas estarão visitando o NPDOV nas mostras fílmicas.

O título ‘Paralela Infantil' surgiu como alusão à freqüência desse novo projeto que ocorrerá paralelamente à Mostra Temática, direcionada ao público adulto, instituído em 2008 nas atividades mensais do NPDOV.

A programação contará, preferencialmente, com filmes nacionais (curtas ou longas-metragens), em que os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e saber mais sobre o trabalho dos diretores e como funciona o mundo do cinema e da animação.