Cerca de 400 alunos assistidos pelo Projeto Segundo Tempo acompanharam na sexta-feira e no sábado, dias 6 e 7, as provas do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística Juvenil. Estudantes de 16 escolas da capital puderam assistir, no Ginásio Constâncio Vieira, às apresentações dos ginastas dos 16 países que participam da competição.
O coordenador geral do Programa Segundo Tempo em Aracaju, João Manoel Neto, disse que a atividade fez com que as crianças pudessem ter contato com o esporte. "A visita oportunizou a apreciação dos espaços físicos, dos recursos materiais e dos próprios movimentos da ginástica artística", destacou.
Programa
O Programa Segundo Tempo foi criado em 2003 pelo Governo Federal com o objetivo de complementar a programação escolar com atividades esportivas, proporcionando socialização e desenvolvimento das crianças e dos jovens. Atualmente, Aracaju conta com 26 núcleos, que atendem alunos de 13 a 17 anos.
As atividades esportivas realizadas pelos coordenadores e monitores não tem fins competitivos. São voltadas para a educação e interação dos alunos, sempre com foco na cidadania. Além dessas atividades, o projeto oferece oficinas culturais e artísticas que estimulam a criatividade e a expressão artística.
"O projeto não é voltado para esporte de rendimento. O objetivo é propiciar que os alunos tenham contato com o maior número de experiências possíveis, conhecendo as diversas modalidades esportivas. Utilizamos os fundamentos dos esportes como finalidade educativa, incentivando o desenvolvimento das aptidões dos alunos", explica João Manuel.