Academia da Cidade vai receber aparelhos próprios à terceira idade

Saúde
11/11/2009 14h52

Quem acorda bem cedo para se exercitar em algum dos 15 pólos do Programa Academia da Cidade vai contar em breve com mais uma novidade. Serão instalados equipamentos de atividade física especialmente desenvolvidos para a terceira idade, faixa etária que compõe o maior número de participantes que usufruem do serviço. A previsão é que até o final do ano sejam instalados os dois primeiros ‘parques': um no bairro 13 de Julho e outro na Orlinha do Bairro Industrial.

A iniciativa acontece por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a empresa paranaense Ziober. Na tarde dessa terça-feira, dia 10, o diretor comercial da empresa, Aloízio Junior, esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, e o secretário municipal de Governo, Bosco Rollemberg, para falar do assunto e manifestou seu interesse em contribuir com a qualidade de vida da cidade.

De acordo com o diretor comercial, a organização e participação popular do Programa Academia da Cidade atraiu a parceria público-privada. "A capital sergipana tem posição de vanguarda no quesito promoção à saúde, com essa oportunidade que os idosos têm de se exercitar em diversos pontos da cidade, em locais que ficam perto de suas casas", disse.

Depois da reunião com os secretários, Junior foi visitar as praças onde acontecem as atividades do programa. Ele ficou encantado com a infraestrutura dos locais, a limpeza e a oportunidade de lazer neles oferecida. "Nesse tour que eu fiz pela cidade, fiquei impressionado com a harmonia de Aracaju, como não existe uma grande disparidade entre os bairros da Zona Norte e da Zona Sul, por exemplo. Tenho certeza que os nossos equipamentos vão ampliar a já existe condição que os cidadãos têm de praticar atividades físicas", comentou.

Cada estrutura que será implantada nos pólos é composta por dez aparelhos, todos feitos com biomecânica e ergonomia próprias para o relaxamento muscular, alongamento e também a socialização daqueles que os utlizam.

Pioneirismo

O Programa Academia da Cidade foi implementado em abril de 2004 e tem como objetivo principal estimular a adoção de um estilo de vida ativo e saudável. Idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Aptidão Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o programa tem mais de 6.000 pessoas inscritas em 15 bairros, e funciona três vezes por semana.