Prefeitura é homenageada na abertura de festival gastronômico

Cultura
11/11/2009 16h22

Na noite desta terça-feira, dia 10, no Hotel Parque dos Coqueiros, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Aracaju (Funcaju) foi homenageada pelo apoio às ações que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realiza em Sergipe, com destaque para o projeto ‘Brasil Sabor' e a primeira edição do Festival ‘Bar em Bar'. Até o dia 10 de dezembro os 13 bares participantes oferecem aos consumidores pratos exclusivos com preços promocionais.

O vice-presidente da Funcaju, Sérgio Oliveira, representou o presidente Waldoilson Leite na abertura do festival. Segundo ele, a soma dos esforços municipais e estaduais têm proporcionado avanços ao turismo sergipano. "O empresariado local tem somado forças. A Abrasel é de suma importância para o desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar, que por sua vez é fundamental para o fortalecimento do turismo. A Funcaju, como representante da Prefeitura Municipal de Aracaju, sente-se honrada em estar sempre apoiando a Abrasel ", relata.

A diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, também foi homenageada durante o evento pelos seus mais de 20 anos de serviço prestado à expansão do turismo no estado. "É prazeroso ver os frutos da semente que você planta. O turismo tem sido uma das minhas missões. Meu desejo é ver Aracaju crescer com muita tranquilidade, que os incentivos turísticos venham somar e manter a qualidade de vida da capital", confessa. 

Para ela, o festival é importante porque favorece a integração dos estabelecimentos e incentiva a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que consequentemente é favorável para o desenvolvimento turístico. "A Funcaju é parceira da Abrasel há cinco anos, editando o guia gastronômico ´Segredo dos Chefs´, com as receitas do Festival Brasil Sabor, um registro que fica para sempre", observa.

O setor hoteleiro é beneficiado com a divulgação da gastronomia local. De acordo com o superintendente do Hotel Parque dos Coqueiros, Humberto Travaina, "um dos desejos básicos do turista é provar a comida regional. O evento consegue unir a categoria de bares, o que ajuda a fortalecer o setor". Ele explica ainda que o festival abrange três esferas: o turismo de lazer, o turismo de negócios e o turismo de eventos. "Para o hotel é uma iniciativa muito importante. Os hóspedes puderam participar da abertura, o que ajuda na divulgação lá fora".

De Bar em Bar

Pela primeira vez Sergipe recebe o festival, que está em seu terceiro ano. A expressão "Puxe a cadeira", muito utilizada pelos frequentadores dos bares, foi a base para o slogan desse ano: "Bar em Bar 2009. Puxe a cadeira e viva em harmonia".  O festival nasceu como um braço do Brasil Sabor, voltado para restaurantes.

Durante a abertura, os bares puderam apresentar ao público seus pratos e petiscos. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Secção Sergipe (Abrasel/SE), Álvaro Egerland, os projetos não se restringem aos grandes bares. "Esperamos que na próxima edição os botequins de bairro participem. É necessário somar estabelecimentos. A alimentação é uma das grandes preocupações do turista".

Ele explica que o festival tem objetivos a longo prazo, que consistem em capacitar os estabelecimentos com profissionais habilitados para atender melhor, que saibam da importância da segurança alimentar e de uma gestão eficiente. "É preciso capacitar os pequenos estabelecimentos. É necessário que os proprietários ampliem a visão de negócio familiar e que tenham motivações competitivas. A Abrasel tem como missão ajudá-los a melhorar sua marca, a ambientação dos espaços, a qualificar profissionais para atendimento e gestão dos estabelecimentos", explica Egerland.

Para conhecer os bares participantes do festival basta acessar o site http://www.barembar.com.br/.