A comunidade do bairro Getúlio Vargas ainda está comemorando. Há um mês, a Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, localizada na travessa Adauto Botelho, entre as ruas São Cristóvão e Laranjeiras, foi inaugurada para atender cerca de 14 mil pessoas. A nova unidade substituiu o centro de saúde que funcionava no Complexo de Atendimento Integrado à Criança (Caic). A obra atende a uma antiga reivindicação da comunidade e veio ampliar a capacidade de atendimento da região.
O prédio tem cerca de 600 m² de área construída e conta com 13 consultórios médicos e odontológicos, farmácia e salas de vacinação, inalação, curativos, observação e de reuniões. A estrutura dispõe ainda de área de esterilização de materiais, copa, cozinha, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e um herbário destinado à fitoterapia, tratamento feito com o auxílio de plantas medicinais.
A participação do conselho local de Saúde foi decisiva para que os anseios dos moradores do Getúlio Vargas fossem atendidos. Agora, o bairro conta com uma USF bem equipada e que, além disso, promove a integração dos usuários. "Todas as segundas-feiras promovemos reuniões, na forma de debates e palestras. Esta semana, a palestra foi destinada aos idosos. Na sequência acontecem reuniões com as gestantes, depois com as mães, e na última segunda acontece a reunião do Conselho de Saúde", disse a gerente da unidade, Priscila Silveira.
Equipes
O grupo que atende a população é composto por quatro equipes de saúde da família - cada uma formada por um clínico geral, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e cinco agentes de saúde- e por duas equipes odontológicas - formadas por dentistas e assistentes de consultório. Além disso, a estrutura administrativa promove a gestão democrática, agindo em conjunto com o Conselho de Saúde local.
Participam do conselho profissionais de saúde do município e membros da comunidade. Um deles é o senhor José Gomes. Comerciante de 67 anos e morador da avenida Pedro Calazans, seu José não perde nenhuma reunião. "Graças ao conselho conseguimos uma Unidade de Saúde bem estruturada aqui para o bairro, pois o Caic não tinha mais condições de atender a demanda", afirma orgulhoso. E completa: "Em conjunto com a administração da unidade buscaremos sempre fazer o melhor para nossa comunidade".
USF Manoel de Souza Pereira
Localizada no conjunto Sol Nascente, bairro Jabotiana, a USF Manoel de Souza Pereira foi inaugurada no dia 18 de junho. A unidade tem nove consultórios médicos, uma farmácia, dois gabinetes odontológicos, salão de espera e salas de observação, acolhimento, assistência social, curativos, nebulização, vacina e de reunião, além de copa e cozinha.
A USF também possui climatização, rampas de acesso e um herbário para que a comunidade cultive plantas medicinais. São pouco mais de 500 m² de área construída. O projeto foi elaborado com a preocupação de garantir um atendimento humanizado, com segurança e conforto para a população.
Com essa estrutura, a unidade é capaz de atender também as demandas dos conjuntos JK, Aloc e Santa Lúcia. Atualmente, a USF conta com três equipes de saúde da família, uma equipe de saúde bucal, 19 agentes comunitários e assistentes sociais. "Estamos ainda esperando a chegada da quarta equipe de saúde da família, pois esta região está em pleno crescimento habitacional e a unidade foi construída para trabalhar com quatro equipes", afirma a gerente da unidade, Karine Garrido.
A média de atendimentos chega a 100 pessoas por dia. A comunidade ainda tem acesso a projetos desenvolvidos pela equipe de saúde local, entre eles destaca-se o ‘Construindo uma Jabotiana Saudável', que defende a conservação do meio ambiente.
Fitoterapia
Outro projeto é voltado ao cultivo de plantas medicinais no herbário da USF. "A equipe da nossa unidade de saúde coordena o herbário e o plantio das ervas, mas a comunidade participa de forma efetiva. As pessoas trazem sementes e mudas e também ajudam na confecção dos produtos feitos à base das plantas cultivadas aqui, como xaropes, lambedores, sabões para problemas dermatológicos, pomadas e chás medicinais", afirma Karine Garrido.
A fitoterapia é aplicada juntamente com o tratamento convencional. Assim, para utilizar as plantas medicinais, o paciente também deve apresentar prescrição médica e receber o acompanhamento devido.
Participação
Além da atuação dos usuários no herbário, há também, assim como em outras Unidades de Saúde da Família da capital, a participação na administração da Unidade da Jabotiana. De acordo com a gerente, o Conselho Local de Saúde foi muito importante para que a unidade fosse construída.
"Ele participou de toda a discussão, desde a escolha do terreno até a conclusão da construção da unidade. Claro que o conselho não atuou sozinho. Houve também a participação da associação de moradores e da equipe de saúde", destaca.