Escola Municipal Olavo Bilac adere ao Projeto Educanvisa

Educação
12/11/2009 14h53
Início > Notícias > Escola Municipal Olavo Bilac adere ao Projeto Educanvisa

Professores e alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olavo Bilac, no bairro 18 do Forte, participaram nessa quarta-feira, 11, do lançamento do projeto Educanvisa, desenvolvido através de uma parceria entre a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as secretarias de Educação e Saúde dos município. O projeto tem como objetivo informar e esclarecer os estudantes sobre a utilização racional de medicamentos e a influência da propaganda em seu uso indiscriminado.

A cerimônia de lançamento contou com a participação da coordenadora de projetos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Valdinete Paes, que alertou sobre os riscos da automedicação e a importância da alimentação saudável. "Nessa escola, percebi que o projeto tende a ser desenvolvido com a participação de todos os professores e alunos. Já no lançamento, eles conseguiram desenvolver uma abordagem criativa do tema, através de apresentações de peça teatral e jogral realizadas por alunas do 4º e 5º ano", afirmou.

Segundo a coordenadora do projeto na escola, Terezinha Martins, a integração da comunidade com a escola trará grandes benefícios aos pais e alunos. "Nosso objetivo é conscientizar os educandos a respeito do uso indevido de medicamentos e despertar a mudança de hábitos e comportamentos potencialmente prejudiciais a sua saúde e a da sua família", ressaltou Terezinha.

Atividades

Durante a realização do Educanvisa na Emef. Olavo Bilac, algumas atividades serão planejadas e realizadas em sala de aula, entre elas a elaboração de cartazes, trabalhos em equipe e questionários direcionados aos pais. Além disso, os alunos serão incentivados a ler textos e livros didáticos sobre o tema. O processo de avaliação será realizado no decorrer e no final do projeto, através de análises e construções de relatórios.

Para a estudante Keyty Eline Nunes, 9 anos, a participação no projeto vai permitir ampliar o conhecimento e ser mais prudente com a saúde. "Estou ansiosa para o início das atividades dentro e fora da escola. Como uma boa aluna, prometo orientar meus pais a só comprar ou tomar remédios com receita médica", disse a menina.

Além da Escola de Ensino Fundamental Olavo Bilac, o ‘Educanvisa', é desenvolvido em outras escolas da rede municipal, entre elas Sabino Ribeiro, Juscelino Kubistschek, Tenisson Ribeiro, Santa Rita de Cássia e a Escola Rotary de 1º grau Dr. Wilson Rocha.