"Cheguei com o colesterol alto e autoestima baixa. Hoje, posso afirmar que tudo se transformou". A expressão é da aluna do curso de massoterapia, Maria Cícera Firmino da Conceição, quando do recebimento do certificado. O curso foi ofertado pela Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, matinda pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju. Entre as 16 mulheres capacitadas, uma parte já está trabalhando na área, atendendo clientes em casa ou em domicílio.
A carga horária do curso foi de 110 horas/aulas, envolvendo também conteúdo sobre relações interpessoais. Na entrega dos certificados, ato que contou com as presenças do presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, e a coordenadora pedagógica Camila Viana, as alunas não deixaram de demonstrar emoção e satisfação por terem cumprido mais uma etapa na vida.
"Não me reconheço mais. Mudei e para melhor", comentou Cícera da Conceição, alegando que a interação da turma, sob o comando da instrutora Isabel Cristina Oliveira Dionísio Teles, e os novos conhecimentos foram as causas da sua transformação. "Massoterapia é vida e abriu um leque de oportunidades para mim. Todos os meses a gente vai se reunir em minha casa para saber como anda cada uma. Agora vou fazer faculdade", comemorou.
A assistente social Clara Angélica Almeida Santos, que também representou a turma, parabenizou a presidência da Fundat, afirmando que muitas mulheres abdicaram de muitos afazeres, quebraram barreiras e se tornaram excelentes profissionais. "Vencemos uma etapa e muito mais. A nossa instrutora nos ensinou além do pulo do gato. Ela se doou e nos transformou em massoterapeutas, sem contar com as participações efetivas das coordenadoras", reconheceu.
A vontade de ingressar no mercado de trabalho fez com que alunas se superassem. Exemplo disso é Iramárcia dos Santos, 28, que já está atuando na área. "Já conquistei quatro clientes. É claro que são pessoas conhecidas, mas é por ai que tudo se inicia. Quero aprender mais e, para tanto, estou pesquisando muito e lendo sobre o assunto", afirmou.
A instrutora Isabel Teles disse que todos os alunos foram importantes, mas que aquela turma foi especial. "Senti muita energia boa e vi aflorar as profissionais. Isso ocorreu porque a Prefeitura de Aracaju e a Fundat deram a oportunidade". A massoterapeuta citou que não é uma professora, mas facilitadora. "Também aprendi. Que eu não tenha medida para repassar os meus conhecimentos".
Nova área
O presidente da Fundat, Carlos Magno, lembrou que as alunas estavam entrando numa área nova. "Massoterapia é uma maneira de levar o equilíbrio ao corpo e a mente. Tenham consciência das suas responsabilidades", destacou, acrescentando que todas não deixem de estudar e buscar sempre a especialização. Na oportunidade, Magno afirmou que o espaço onde foi desenvolvido o curso será ampliado, visando oferecer um maior conforto aos alunos.
O coordenador do Credpovo - um Banco para Todos, Jorge Lobo, também se fez presente. Ele explicou às participantes o que era o programa, no tocante as linhas de crédito disponíveis para os cidadãos que desejam iniciar um pequeno negócio. "Procurem a Fundat. Tenham a certeza que serão bem atendidos e se sentirão em casa", informou.