Nesta sexta-feira, 13, acontece no bairro Jabotiana a 8ª Caminhada Ecológica - Projeto Construindo uma Jabotiana Saudável. A mobilização começa às 7 horas na Praça da Igreja do bairro Santa Lúcia e segue rumo à Praça do Conjunto Sol Nascente.
De acordo com a gerente da Unidade de Saúde da Família (UFS) Manoel de Souza Pereira, Carine Garrido, o principal objetivo é disseminar uma consciência de preservação do meio ambiente entre os moradores do bairro Jabotiana e adjacências. "Queremos trabalhar a questão da educação ambiental, a exemplo de hábitos de coleta seletiva do lixo. Além disso, objetivamos alertar os moradores sobre a importância de se criar a consciência de preservação do rio Poxim, que abrange o bairro", disse.
Os profissionais reponsáveis pela USF Manoel de Souza Pereira integram a comissão organizadora da caminhada. O evento tem como parceiros o Projeto Construindo uma Jabotiana Saudável, a Associação de Moradores do Santa Lúcia, o Conselho Local de Saúde e as escolas das rede pública e particular do bairro.
Cerca de 700 pessoas participam anualmente do evento, que tem como uma de suas metas a redução de índices de dengue e leptospirose na localidade. A caminhada encerra com um abraço coletivo à Praça da Igreja do bairro Santa Lúcia. "Com este ato vamos mostrar que a unidade Manoel de Souza Pereira está antenada em abraçar e proteger a natureza", pontuou Carine Garrido.