Das 12 alunas que estão participando do curso de camareira, a metade já está com emprego garantido e cinco começaram a estagiar em cinco hotéis de Aracaju. As aulas estão acontecendo na Unidade de Qualificação do Bairro Santa Maria, núcleo da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), e são realizadas por meio dos Projetos Técnicos Sociais, que são desenvolvidos naquele bairro por equipes de assistentes sociais e outros profissionais.
Os Projetos Técnicos Sociais são fruto de parcerias firmadas entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundat e da Secretaria de Planejamento; Caixa Econômica Federal e Fapese. Os profissionais que trabalham nos projetos estão voltados para o atendimento de 1949 famílias que irão morar nas casas que estão sendo construídas pelo município no Bairro Novo, no Santa Maria.
Várias atividades são desenvolvidas, voltadas para questões ambientais, de cidadania, convivência e, principalmente, capacitação profissional. Por meio do projeto, foram contratados os serviços do instrutor da Unidade Móvel do Senac, Cassio Alberto Campos da Silva. Ele é formado em administração de empresas e pós-graduando em gestão de segurança de alimentos. O profissional é responsável pela qualificação das 12 mulheres que estão frequentando as aulas do curso de camareira de hotel.
O curso engloba vários módulos, a exemplo de segurança no trabalho; técnica de camareira; qualidade no atendimento; turismo e parque hoteleiro, somando uma carga horária de 160 horas. O treinamento foi iniciado em setembro, com encerramento previsto para o próximo dia 24. Todas as segundas e sextas-feiras, as alunas têm aulas presenciais na unidade da Fundat e, nos demais dias da semana, estão estagiando nos hotéis.
Parceria
Cassio da Silva explicou que, para viabilizar os estágios, foi mantida a parceria com os hotéis Real Classic; Parque dos Coqueiros; Jatobá; Parque das Águas e Sandrin.O gerente-geral do Sandrin Praia Hotel, Antônio Carlos Souza Silva, afirmou que a parceria é benéfica para ambas as partes. "Primeiro porque o mercado é carente de profissionais capacitados na área de hotelaria e, segundo, porque no ato da contratação é possível fazer uma avaliação prévia", afirmou.
Antônio Carlos Silva lembrou que o hotel tem uma ocupação de praticamente 90% durante todo o ano, por isso é fundamental contar com profissionais ágeis no desenvolvimento do serviço. "O estágio é bom para o profissional e para nós. Desse grupo, vamos contratar duas camareira e, o mais importante, é que sabemos a procedência do profissional", comenta.
O gerente esclareceu ainda que o selo de qualidade recebido pelo hotel exige profissionais competentes. Ano passado, o estabelecimento recebeu o prêmio 'Hotel Destaque' por causa das parcerias com a prefeitura e demais entidades. "É claro que aqui nós mantemos uma hierarquia, mas os funcionários são valorizados. Somos um todo e cada um tem a sua importância", afirma.
No próximo dia 20, as alunas, diante da orientação do instrutor Cássio Silva, irão conhecer os principais pontos turísticos de Aracaju, integrando, portanto, o módulo de aulas práticas. Participante do curso, Adriana Passos da Silva, 30, é mãe de uma menina, reside no bairro Santa Maria e está estagiando no Sandrin Praia Hotel.
Candidata à vaga como camareira, ela resolveu fazer o curso porque o turismo no Estado de Sergipe está crescendo e pode oferecer excelentes oportunidades profissionais. "O estágio está sendo maravilhoso. Já trabalhei com pré-moldados, mas o meu futuro está como camareira", comemorou.
Danilza Nascimento, 26, mãe de um filho, espera ser contratada em breve. Ela lembrou que já fez curso de informática pela Fundat e que também já trabalhou na área de serviços gerais. "Estou me realizando nesse estágio. Senti que é realmente o que eu quero. É preciso agilidade, atenção e gostar do que faz para um resultado positivo", comenta.