Caminhada Ecológica da Jabotiana reúne centenas de pessoas

Saúde
13/11/2009 11h23
Início > Noticias > 39780

Por uma Jabotiana mais saudável. Esse foi o tom da VIII Caminhada Ecológica do bairro Jaboatiana, que nesta manhã de sexta-feira, 13, reuniu cerca de 700 pessoas pelas ruas dos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente. O evento foi uma promoção da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza, mantida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Desde às 7h30, crianças, jovens e adultos representantes de diversas classes e entidades sociais concentraram-se na praça da Igreja Matriz do Conjunto Santa Lúcia. Munidos com cartazes e faixas, eles afirmavam também por meio de canções a necessidade de proteger o meio ambiente. O ‘cortejo' seguiu até o conjunto Sol Nascente.

Para a gerente da USF Manoel de Souza, Carine Garrido, a grande participação das pessoas na caminhada é uma prova do êxito da parceria desenvolvida entre eles e a unidade de saúde. "O tema do meio ambiente também é próprio dessa região, com muitas árvores e a presença do rio Poxim. Por isso a necessidade de potencializarmos a idéia do desenvolvimento sustentável nas pessoas", disse.

Além da gerência da USF Manoel de Souza, participaram da ação gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estudantes de escolas públicas e privadas, grupos de idosos, congregação católica local, Programa Academia da Cidade, academias de ginástica e musculação do bairro, Conselho Municipal de Saúde e outros.

A caminhada faz parte do projeto ‘Construindo uma Jabotiana Saudável', que ocorre durante todo o ano e visa conscientizar os moradores para preservar o meio ambiente do bairro. As ações são efetivadas através de atividades educativas com parcerias de diversas entidades, a exemplo de escolas públicas e privadas.

USF Manoel de Souza

A Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza está localizada no bairro Jabotiana e atende aos cidadãos dos conjuntos Sol Nascente, Santa Lúcia e Juscelino Kubitschek. Lá, existem três equipes do Programa Saúde da Família (PSF) cuidando do bem-estar de cerca de 14 mil pessoas.