Gerar emprego e renda para os cidadãos. Esse é o principal objetivo da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju. Através do Balcão de Intermediação de Mão de Obra, implementado há sete anos, a unidade ajuda a encaminhar centenas de profissionais ao mercado de trabalho, fazendo a ponte entre o trabalhador e a empresa.
A Fundat recebe currículos e realiza o cadastro no sistema interno, de acordo com a experiência do trabalhador. Quando alguma empresa entra em contato com o balcão de intermediação, são encaminhados alguns currículos de acordo com o perfil solicitado para a vaga.
Segundo a coordenadora do Balcão de Intermediação, Célia Azevedo Vasconcelos, são recebidos, em média 60, currículos por mês. "Nosso objetivo é intermediar essa relação e encaminhar o trabalhador para o mercado, de acordo com as especificações das empresas", conta, lembrando que qualquer empresário pode fazer essa solicitação à Fundat.
Além do encaminhamento externo, a fundação também utiliza os trabalhadores cadastrados no banco de dados para as vagas de monitores nas diversas oficinas oferecidas pela instituição. "No mês passado, precisamos de instrutores para oficinas de diferentes áreas, como costura, depilação, informática e massoterapia. Buscamos esses instrutores no nosso próprio arquivo, gerando emprego e renda para eles", explica Célia Vasconcelos.
Cadastramento
Para realizar o cadastro na unidade de mão de obra, o interessado deve comparecer à sede da Fundat, na rua Pacatuba, nº 104, munido de currículo, carteira de identidade e CPF. Com a ficha pronta, é só aguardar que alguma empresa manifeste interesse no perfil do candidato e entre em contato.