O novo setor de urgência e emergência da Unidade Pediátrica do Hospital Desembargador Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, zona Sul da capital sergipana, já esta em pleno funcionamento. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, oficializou a entrega da obra à sociedade no início da manhã desta sexta-feira, dia 13, com o descerramento da placa e a solenidade de inauguração.
Agora, as crianças e adolescentes aracajuanos contarão com uma unidade de média complexidade, que terá uma equipe de pediatras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem à disposição 24 horas por dia, além de uma estrutura totalmente adaptada para acomodar crianças e acompanhantes e proporcionar mais conforto e agilidade no atendimento.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é atender 100 crianças e adolescentes diariamente na unidade pediátrica. Durante o funcionamento na manhã desta sexta-feira, ao longo da solenidade de inauguração, as crianças contaram com uma equipe recreativa, muitas bolas coloridas, brinquedos e distribuição de pipoca.
A estrutura conta com 18 leitos, entre oito berços e dez poltronas reclináveis para crianças mais velhas, além da área de isolamento - específica para casos de pacientes com doenças infectocontagiosas. O local dispõe ainda sala de aerossol com capacidade para 15 crianças, sala de estabilização infantil com incubadora para atender recém-nascido, sala reservada para coleta de sangue e aplicação de injeções, e banheiros adaptados com fraldário.
Primeiro passo
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o primeiro passo foi dado para melhorar ainda mais os serviços prestados à população. "Construímos um local onde as crianças serão bem atendidas e acolhidas. Aqui é o começo de trabalho que vai avançar e culminar na construção do Hospital Pediátrico em Aracaju", ressaltou.
Sobre o atendimento, Edvaldo Nogueira observou a beleza da obra, a eficiência das instalações adaptadas para as crianças e a qualidade dos leitos individualizados. "Essa é uma unidade pediátrica modelo. Poucas clínicas particulares em Aracaju têm esse atendimento, essa qualidade e esse nível de organização", avaliou.
O prefeito lembrou ainda que, por conta da descentralização do atendimento, toda a área aracajuana está coberta com a pediatria. "No Hospital Santa Isabel nós temos a urgência e emergência pediátrica na Zona Norte. Na Maternidade Hildete Falcão a zona Leste-Oeste e na zona Sul mais uma unidade pediátrica", afirmou.
O local foi abençoado pelo pároco Geofredes Alves de Oliveira, que falou do direito da criança e do adolescente. "Esse é o exemplo da não arbitrariedade dos direitos da criança e do adolescente, que deve ter acesso à saúde, à proteção e à vida. A igreja e o céu estão mais felizes hoje com essa iniciativa que beneficiará a população de Aracaju. Que deus proteja as pessoas que se beneficiarão dessa unidade e aqueles que estarão atendendo as pacientes", disse.
Presente na inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho exaltou que a prefeitura, como gestora do sistema municipal, conseguiu na parceria com o Governo do Estado definir uma política de atendimento à pediatria. "A iniciativa resolve o sentimento de desproteção das mães sergipanas. Inclusive aquelas que pagam por serviço de saúde e não vão encontrar no setor privado um serviço tão organizado quanto o que a gente está atendendo", destacou.
O secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, relatou que está concretizando o sonho de equalizar o atendimento da pediatria do setor publico em Aracaju. "Nós sabemos que essa unidade irá atender a parte sul e a zona de expansão. As Zonas Norte e Leste-Oeste já eram contempladas com o Hospital Santa Izabel e a Hildete Falcão. Usando de maneira racional o dinheiro público, melhoramos o atendimento do município no setor de pediatria", comemorou.
Equipe
A coordenadora da unidade pediátrica, Marize Viana, explicou o funcionamento da pediatria. "Estamos com a equipe preparada. No plantão de 12 horas temos três pediatras, onde dois ficam fazendo um primeiro atendimento e um fica dentro da observação, responsável pela liberação das crianças. São três enfermeiros, sendo um no acolhimento, internamento e na observação. Em relação aos auxiliares e técnicos de enfermagem, temos um quadro de 12 servidores" descreveu.
Pacientes
Moradora do bairro Farolândia, a dona de casa Ana Cristina de Assis Santos levou à unidade o filho Jorge Antônio de Assis Santos Filho, de 4 anos, por conta de uma infecção intestinal. "O atendimento foi excelente, graças a Deus temos pediatria para atender nossos filhos. Ele rapidamente recebeu o diagnostico e já foi medicado", contou.
Além de reconhecer a qualidade do atendimento e a excelente infraestrutura, Ana Cristina citou ainda a facilidade para chegar ao local. "Antes tínhamos que nos deslocar até o Nestor Piva e isso nos prejudicava porque gastávamos dinheiro com táxi. Quando a criança ficava internada, a situação se agravava ainda mais", revelou.
A também dona de casa, Larissa de Deus Santos, residente do bairro Mosqueiro, também aprovou o atendimento rápido que foi oferecido a sua filha Stefany Karine, de 6 anos."É a primeira vez que preciso de um hospital para minha filha e gostei do que vi aqui. Minha filha estava com febre e tosse, o médico indicou alguns exames e nem precisei me deslocar para outro lugar, tudo foi resolvido aqui", expôs.
O açougueiro Washigton da Hora reside no conjunto Augusto Franco e sempre faz uso do serviço municipal de saúde. "O atendimento de hoje foi exemplar, rápido e adequado às crianças. A estrutura está melhor que as clínicas particulares. Meu filho já fez exame laboratorial, vai fazer Raio X e o diagnostico já saiu. Ele é muito alérgico e o atendimento rápido ajuda na melhoria dele, quando há muita espera ele fica com muita falta de ar", explicou o pai.
Presenças
Além do prefeito Edvaldo Nogueira, visitaram as novas instalações da urgência pediátrica do Hospital Municipal Fernando Franco os secretários municipais de Planejamento e vice-prefeito Sílvio Santos, de Comunicação, Marcos Cardoso, de Gabinete, Bosco Rolemberg, da Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo; e o coordenador da Defesa Civil, Nicanor Moura. Os vereadores de Aracaju Miriam Ribeiro, Valdir Santos, Dr. Gonzaga e Danilo Segundo também prestigiaram a solenidade.