Prova Brasil começa a ser aplicada em escolas municipais

Educação
17/11/2009 09h21
Início > Notícias > Prova Brasil começa a ser aplicada em escolas municipais

Alunos da 4ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, participaram nessa segunda-feira, 16, do primeiro dia da Prova Brasil. Os exames serão realizados até o dia 27 de novembro em escolas da rede municipal de ensino que cursam a 4ª série ou o 5º ano do Ensino Fundamental, bem como a 8ª série ou o 9º ano.

A Prova Brasil serve para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e foi instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo principal é oferecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas da educação no Brasil.

Ao lado das taxas de aprovação, os resultados da Prova Brasil são a base para o cálculo dos Idebs de cada município e escola. Com eles, professores, coordenadores, pais, alunos e a comunidade em geral podem avaliar o rendimento dos alunos e construir um projeto pedagógico a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Simulado

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emef, Telma Carvalho, 228 alunos estarão recebendo a prova também no dia 24. "Os professores elaboraram um simulado baseado nas questões que serão apresentadas na avaliação. Com a abordagem de diversos assuntos e resolução de questões em sala de aula, tentamos familiarizá-los com o tipo de prova que os aguardaria. No total, oito turmas de 4ª série participaram desse simulado", afirmou.

Durante a Prova Brasil, estiveram presentes em sala de aula o professor da turma e a aplicadora, Sandra Ribeiro. "Mais de seis milhões de alunos serão avaliados em todo Brasil. São duas horas e meia de prova, porém apesar do longo tempo, todos demonstraram estar concentrados na leitura das questões", afirmou Sandra.

Calendário

Na manhã dessa terça-feira, 17, a Prova Brasil começa a ser aplicada na Emef. Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos. As avaliações acontecerão na unidade escolar até o dia 20. Nos dias 19 e 20, será a vez da Emef. Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria, e nos dias 23, 24 e 25 os exames acontecem na Emef. Dr. Carvalho Neto, no bairro Novo Paraíso.

Avaliação

Nos anos em que a Prova Brasil é aplicada, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica que possuem turmas de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio recebem os cadernos 'Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores'.

Os cadernos trazem informações sobre pressupostos teóricos que embasam a avaliação, descritores e exemplos de questões sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.

Bons resultados

Em 2005, o Ideb aferido no município de Aracaju atingiu 2,9 nos anos iniciais (resultado da Prova Brasil entre alunos da 4ª série ou 5º ano do ensino fundamental) e 2,5 nos anos finais (resultado da Prova Brasil entre alunos da 8ª série ou 9º ano do ensino fundamental). Em 2007, a meta projetada foi superada, alcançando 3,3 nos anos iniciais e 3,1 nos anos finais.