Para discutir os altos índices de violência e tentar encontrar uma forma de amenizar esse problema, a Prefeitura de Aracaju está promovendo uma campanha socioeducativa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, localizado no bairro Jabotiana. O Cras é mantido e gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Segundo informações da coordenadora da unidade, Maria Aparecida Gonçalves, o tema central da campanha foi escolhido por causa dos problemas enfrentados pela comunidade. "Nós, que vivenciamos o cotidiano nessa região, observamos o constante aumento da violência e optamos por fazer um trabalho de prevenção com os jovens", destacou.
Dentro da programação da campanha, crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) participaram na tarde dessa terça-feira, dia 17, de uma palestra educativa ministrada por profissionais da Universidade Tiradentes (Unit).
O professor de fisioterapia da Unit, Luciano dos Santos Junior, falou sobre os problemas ocasionados por uma gravidez na adolescência. "O organismo das mulheres muda com a gravidez. Imagine as consequências para um útero que ainda não está totalmente preparado para esse processo. Por isso é de fundamental importância conversarmos com os jovens e orientá-los sobre os perigos de uma gravidez precoce", afirmou.
Todos acompanharam atentamente todas as explicações. "Realmente a informação passada aqui vai ser de muita importância para a vida de jovens como eu, que não tinham a idéia da importância de ter cuidado, principalmente em relações sexuais", ressaltou Daniel Pofilho, 13, integrante do Peti. "Aprendi a me prevenir e a cuidar mais da minha saúde", completou Ítalo Santos, 13, também integrante do Peti.