Biblioteca realiza palestra sobre a contribuição do negro na cultura brasileira

Funcaju
18/11/2009 17h20
Início > Notícias > Biblioteca realiza palestra sobre a contribuição do negro na cultura brasileira

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), realizou na noite desta terça-feira, 17, a palestra ‘A contribuição do negro na cultura brasileira', ministrada pelo psicólogo Luiz Carlos Black Nunes.

Um dos assuntos abordados foi à contribuição da capoeira dentro do contexto da cultura negra, baseada na tese de mestrado do próprio palestrante. A noite também contou com a dramatização de textos de poetas negros como 'Rondó da Liberdade', de Carlos Marighela, e 'A Escravidão', do poeta sergipano Tobias Barreto. As peças foram encenadas pelos funcionários da biblioteca.

Cerca de 100 pessoas prestigiaram a palestra, na maioria, alunos e professores que fazem parte da comunidade do bairro Farolândia. Para a diretora da biblioteca, Maria José Lima, o objetivo da conversão foi proporcionar à comunidade uma reflexão de como os negros foram discriminados e a contribuição deles para a história do Brasil e de Sergipe.

"A biblioteca é um centro de informação, ela serve de ponte para que a população adquira conhecimentos. E através dessa palestra, as pessoas vão poder discutir e saber exigir seus direitos", declarou Maria José Lima.

Ministrante

Luiz Carlos Black Nunes, conhecido apenas por ‘Black', é mestre em Ciência da Religião e graduado em psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).