Força-tarefa inicia ações desta semana

Saúde
18/11/2009 16h52
Início > Notícias > Força-tarefa inicia ações desta semana

A partir desta quarta-feira, 18, a força-tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) intensifica a eliminação de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti nos bairros Atalaia, Santa Maria e Coroa do Meio. As ações começaram às 08h desta quarta-feira, 18, no bairro Atalaia, e tiveram como ponto de concentração dos agentes de endemias a Unidade de Saúde da Família (USF) Antonio Alves.

De acordo com o supervisor geral de endemias do 1º e 2º Distrito, José Roberto Dias, as atividades da força-tarefa dessa semana nos bairros Atalaia e Santa Maria terão um objetivo especial. "A ação vai focar mais o trabalho de limpeza de terrenos baldios, principalmente no bairro Atalaia. Esta é uma localidade onde há um acúmulo maior de lixo e entulhos descartados por carroceiros, donos de bares e vendedores de côco", observou.

Aproximadamente, 25 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estarão atuando nos referidos bairros. Eles contarão com o suporte de uma pá mecânica e uma caçamba para coleta do material recolhido. Enquanto isso, os agentes de endemias das USFs das duas localidades vão estar realizando visitas domiciliares de tratamento mecânico de combate à dengue.

"Nessas visitas, além do trabalho de pesquisa e aplicação do larvicida, os agentes municipais de endemias fazem o trabalho de informação, educação e comunicação [IEC] que orienta quanto às formas de se evitar a proliferação do mosquito", explicou o supervisor do 1º e 2º Distrito.

O ponto forte do mutirão dessa semana acontece na sexta-feira e no sábado, dias 20 e 21, no bairro Coroa do Meio. Essa região apresenta um índice médio de infestação do Aedes aegypti, segundo os últimos Levantamentos de Índice Rápido (Lira) efetuados em Aracaju.

"Esse índice ainda não diminuiu por causa das residências que possuem lavanderias e não observam os cuidados para evitar que o mosquito dissemine seus ovos", disse o supervisor do 3º e 4º distrito, Sérgio de Sá.

Dificuldade

Ainda de acordo com José Roberto, na Coroa do Meio os agentes de endemias teriam maior dificuldade na realização da força-tarefa em casas da área de abrangência da classe média. "Por isso estaremos na sexta-feira percorrendo essa área com um carro de som anunciando que no dia seguinte os agentes estarão visitando essas residências. Pediremos à população que facilite o acesso dos agentes nessas propriedades", destacou.

Na sexta-feira, 21, cerca de 500 propriedades serão visitadas por 13 agentes de endemias e 15 agentes de limpeza da Emsurb. Já no sábado, vão atuar 30 agentes de endemias com cinco supervisores e mais 15 homens da Empresa Municipal de Serviços Urbanos. O quantitativo vai trabalhar em aproximadamente 1000 propriedades.