Servidores participam de capacitação sobre merenda escolar

Educação
18/11/2009 18h02
Início > Notícias > Servidores participam de capacitação sobre merenda escolar

Cerca de 37 mil alunos são alimentados diariamente em escolas públicas e projetos sociais mantidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). São crianças, jovens e adultos que precisam ter uma refeição digna para se manter em sala de aula. E quem trabalha para garantir esse direito básico são as merendeiras, os coordenadores e os conselheiros escolares, que desta quarta-feira, 18, até a sexta-feira, 20, participam da capacitação promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o tema.

O objetivo do encontro é reforçar a promoção da alimentação saudável nas escolas, exercitar o controle social da alimentação escolar e fortalecer a política de segurança alimentar e nutricional. "Temos profissionais que preparam os alimentos, que coordenam as escolas municipais e os representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar [CAE], todos os envolvidos no processo. Viemos discutir como melhorar a qualidade desse serviço nas unidades", afirmou a diretora do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (Dnae) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Natália Xavier.

Esta é a segunda vez que a merendeira Maria Conceição Ramos participa da capacitação anual e, para ela, a experiência foi muito útil no seu trabalho. "As crianças não comiam verduras de jeito nenhum e frutas, com dificuldade, mas aprendemos formas de colocar mais vegetais na comida e hoje elas adoram. Eu coloco, por exemplo, a cenoura misturada ao arroz e não fica nada no prato", conta Conceição, que se diz muito interessada em fazer a merenda da melhor forma possível. "Tenho dois filhos que já são adultos, por isso trato as crianças como se fossem minhas, tanto que a gente acompanha elas crescendo mais fortes", diz.

Para o integrante do Conselho da Alimentação Escolar (CAE) de Aracaju, Ruthenilton Barreto, o evento favorece a troca de ideias entre os agentes. "Inicialmente não conhecia muito bem as diretrizes do CAE, mas com o tempo fui entendendo a importância da alimentação escolar, que vai além de fornecer a merenda - ajuda a formar os cidadãos do futuro. Os estudantes vão à aula sem preocupação com a comida, crescem com melhores hábitos alimentares, entre outros fatores. Estudei em escola pública e sei a importância de acompanharmos a execução dessa política", reforça.

Cecane

O evento é promovido pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), de Salvador (BA), que foi criado numa parceria entre o FNDE e universidades federais que atuam nas cinco regiões do país, com o objetivo de apoiar as ações do plano. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é a instituição escolhida para abrigar o Cecane para aquele Estado e também para Sergipe. Além dele, existem mais nove centros espalhados pelo país, realizando as mesmas atividades. O Cecane trouxe a Aracaju esse ano oito membros para promover a qualificação.

"Nosso trabalho é desenvolver ações do Programa de Educação Permanente, através da qualificação dos agentes do PNAE em municípios pólo, contribuindo para a melhor gestão do programa. Esse é o terceiro ano do Cecane e desta vez faremos seminários sobre assuntos como 'Direito Humano a Alimentação Adequada', 'Programa de Aquisição de Alimentos', 'Prestação de Contas ao CAE', 'Controle Social e Processo de Trabalho do Conselheiro' e 'Agricultura Familiar no PNAE', além de diânmicas e práticas", diz Adriana Melo, coordenadora de Educação Continuada do Cecane.