Discutir políticas públicas para crianças e adolescentes. Este foi o principal objetivo do XI Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares de Sergipe, realizado pelo Fórum Associativo de Conselheiros Tutelares de Sergipe (Factus), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento ocorreu durante todo a quarta-feira, dia 18, no Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
Com o tema ‘Crianças e Adolescente: uma Questão de Saúde! Prevenir, Proteger e Promover um Desafio do Sistema de Garantias', o evento reuniu conselheiros tutelares de vários municípios do Estado, que debateram temas relacionados à saúde e educação.
"Quando ouvimos as discussões, as problemáticas e as dúvidas que ocorrem, a gente se qualifica e aprende com as dificuldades encontradas, fazendo com que a troca de experiências possa ser de fundamental importância para melhorarmos ainda mais o atendimento a crianças e adolescentes", ressaltou a coordenadora do evento e conselheira tutelar do quarto Distrito de Aracaju, Lícia Vieira.
No período da manhã o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, proferiu palestra com o tema ‘A Saúde da Criança e do Adolescente', seguido pela diretora de Atenção Psicossocial da SES, Ana Raquel Santiago, que abordou o tema 'Proposta para Tratamento de Criança e Adolescente Usuários de Substância Psicoativa'.
A professora Josevanda Mendonça, especialista em Educação e consultora de Direitos da Criança e do Adolescente, explanou sobre 'Criança e Adolescente: Uma Questão de Saúde! Prevenir, Proteger e Promover um Desafio do Sistema de Garantia'. O presidente da Factus, Edilson Santana, proferiu a última palestra com o tema 'Factus e eu com isso!'. Houve ainda um momento cultural, uma assembléia com prestação de contas, debates e a apresentação do plano de ação de 2010.
Conselhos de Aracaju
Todos os cinco conselhos tutelares de Aracaju participaram do encontro. De acordo com Ingrid Catarina Calazans, conselheira do Terceiro Distrito, o encontro foi realizado nesta data porque é quando se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. "Nós estamos muito preocupados com a problemática das drogas entre as crianças e adolescentes de nosso Estado, por isso aproveitamos este dia para fazer o debate sobre a saúde deles", ressaltou.
"Eventos dessa natureza vêm discutir e trabalhar em defesa de crianças e adolescentes e servem com uma troca de idéias para que possamos cada vez mais não deixar que os direitos dos jovens possam ser violados, cumprindo e respeitando o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]", afirmou o conselheiro tutelar do Segundo Distrito, Alexandre Santiago.