Em comemoração ao Dia da Bandeira, celebrado nesta quinta-feira, 19, o Memorial da Bandeira está recebendo visitações, na maioria, de professores que levam alunos para conhecer um pouco mais sobre a história do maior símbolo pátrio do país. Até o início da tarde, passaram mais de 150 crianças e adolescentes pela unidade, mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju).
As visitas são guiadas por um historiador e um museológo, que apresentam e explicam a diversidade dos símbolos pátrios que o memorial possui. Segundo a coordenadora da unidade, Bianca de Carvalho Leite, a procura de excussões escolares é constante. "Até ontem já passaram por aqui cerca de 300 pessoas. A expectativa é que esse número aumente ainda mais até amanhã", informou.
As escolas que pretendem levar alunos para conhecer o memorial devem agendar a visita pelo telefone (79) 3179-7471. O Memorial da Bandeira fica localizado na Praça da Bandeira, entre os cruzamentos das avenidas Barão de Maruim com Pedro Calazans. O espaço fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10h às 16 h. A entrada é gratuita.
Memorial
O Memorial da Bandeira é o único do Brasil e conta com um acervo memorial que reúne bandeiras do Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República; selos nacionais, da cidade de Aracaju e do Estado de Sergipe; brasões de armas; letras de hinos; bandeiras em miniatura de todos estados brasileiros; além de livros e periódicos sobre a história de Sergipe.
Para receber grupos vulneráveis e especiais, há na unidade toda uma estrutura especial. Os cegos têm acesso ao material através das bandeiras em alto relevo e da maquete que possui placa em braile. Os surdos são atendidos por monitores que passam as informações através da linguagem das libras e a estrutura é toda preparada para receber cadeirantes.