Programa Geração Sem Aids reúne 200 estudantes

Saúde
19/11/2009 17h18
Início > Notícias > Programa Geração Sem Aids reúne 200 estudantes

Não é uma tarefa fácil falar de temas polêmicos, como gravidez precoce e drogas, com adolescentes. Sem medo de encarar esse desafio, o Programa DST/Aids da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou na tarde desta quinta-feira, 19, a 4ª edição do programa 'Por uma geração sem Aids'. O evento aconteceu na quadra esportiva da Nossa Escola, no bairro Coroa do Meio, e reuniu estudantes de escolas públicas das redes municipal e estadual.

O objetivo do encontro é trabalhar nas escolas informações sobre prevenção às DST's e situações de risco usando uma linguagem simples e bem divertida. "Todo ano abordamos um tema diferente com a proposta de discutir formas de prevenção. Esse ano fizemos uma gincana com quatro escolas e hoje temos a grande final. No encerramento, vamos tratar também sobre o Dia Mundial da Luta Contra a Aids", explicou o coordenador do Programa Municipal DST/Aids, Eudes Barroso.

Duzentos estudantes de quatro escolas públicas municipais e estaduais participaram das atividades, seja como competidores ou convidados. As instituições que integraram a programação foram: Emef Sérgio Francisco; Emef Alcebíades de Melo Villas Boas, Emef Jaime Araújo e o Colégio Estadual João Batista Nascimento.

A aluna do 8º ano da Emef Alcebíades de Melo Villas Boas, Nycarla Menezes Oliveira, 14 anos, falou do que aprendeu durante os dias que antecederam a final do programa. "Aprendi sobre a importância do uso da camisinha e inclusive escrevi uma peça falando que gravidez na adolescência não é brincadeira. Por isso, a gente tem que se cuidar, se prevenir!", alertou adolescente.

Brincadeiras

Os estudantes presentes ao encontro participaram de brincadeiras, encarnaram personagens e fizeram paródias cujo foco era a prevenção das DST,s e Aids. "A grande importância de um evento como esse é que conseguimos discutir situações de risco de forma lúdica com esses jovens, instrumentalizando-os para saberem como agir diante dessas situações. Quando for necessário enfrentá-las, com certeza eles vão lembrar do que aprenderam nessa atividade e farão as melhores escolhas", destacou o professor da rede municipal e estadual de educação, Roosevelt Costa.