Sistema de Ensino Aprende Brasil realiza nova capacitação

Educação
19/11/2009 18h57
Início > Notícias > Sistema de Ensino Aprende Brasil realiza nova capacitação

Professores, coordenadores escolares e suportes pedagógicos inseridos em escolas municipais estiveram reunidos no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) para mais uma capacitação promovida pela Editora Positivo, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil nas unidades de ensino que disponibilizam educação infantil.

O objetivo da capacitação, realizada entre os dias 17 e 19 de novembro, foi acompanhar e orientar os educadores na aplicação do material didático disponibilizado pela editora e adquirido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em março deste ano. O material passou a fazer parte do cotidiano de 52 unidades de ensino na perspectiva de oferecer suporte aos professores e coordenadores pedagógicos durante o processo educativo.

A capacitação propiciou a exposição de painéis de fotos e de trabalhos educativos elaborados pelos professores durante o ano. De acordo com a coordenadora da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria José Barreto, o conteúdo das explanações corresponde à proposta pedagógica trazida pelo livro.

"Os coordenadores escolares relataram suas experiências e demonstraram satisfação ao se referir à metodologia de ensino sugerida no material. Como resultado, obtivemos trabalhos riquíssimos, desenvolvidos com participação ativa das crianças, o que, certamente, evidencia o amplo contentamento dos pais e o compromisso da Semed em oferecer o devido suporte à educação infantil", declarou Maria José.

Para tratar do tema ‘Alfabetização da Educação Infantil no ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental de Nove Anos', a palestrante e coordenadora pedagógica do Sistema Aprende Brasil, Maria Cristina Rodrigues, dividiu em dois grupos o número total de participantes. Nessa quarta-feira, 18, a palestra foi destinada aos professores, coordenadores e suportes pedagógicos. No dia seguinte, o mesmo tema foi apresentado e discutido entre coordenadores gerais e administrativos.

"Desde a entrega do material didático do Sistema Aprende Brasil, estamos realizando encontros bimestrais junto ao público que se faz presente nessa capacitação. Desta vez, propomos uma reflexão sobre as atividades que devem ser consideradas no decorrer do ciclo de alfabetização - 1° e 2° ano. Convidamos os coordenadores escolares de ensino fundamental para as discussões, uma vez que o trabalho desenvolvido pela Editora Positivo também alcança esferas pertinentes ao início desse período de vida escolar", acrescentou Maria Cristina Rodrigues.

Experiências

A melhoria da qualidade da educação voltada para crianças de 4 a 6 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Etelvina Amália de Siqueira, tem sido uma constante na opinião da coordenadora pedagógica Maria Nazaré de Araújo. Para ela, a adaptação de uma metodologia de ensino exclusivamente voltada a essa faixa etária repercutiu no melhor desempenho dos professores e no acompanhamento constante dos pais.

"Após a abordagem dos conteúdos, observei que as atividades escolares se tornaram mais qualificadas. Isso se deve ao suporte dado pela Semed e pela Editora Positivo, não só nas capacitações, mas também nas horas de estudo da educação infantil. Aproveitando que a escola completará um ano de uso do material, faremos uma avaliação dos resultados para aperfeiçoarmos ainda mais o método de ensino que oferecemos", garantiu Maria Nazaré de Araújo.

Contente com os resultados da capacitação, a professora de educação infantil, Cristiane Costa, da Emei. Dr. José Augusto Arantes Savazine, refere-se ao livro como um instrumento facilitador entre professor e aluno. "O livro foi utilizado na escola por crianças a partir dos três anos de idade. Mesmo bem pequenos, os meninos e meninas perceberam que um melhor planejamento provinha do educador, que passou a colher resultados cada vez mais promissores", observou a professora.

Material didático

O material didático da Editora Positivo inclui quatro volumes com o conteúdo adequado para o público-alvo, formado por crianças com idade entre três e cinco anos. Os livros foram elaborados de acordo com a faixa etária e série, seguindo, inclusive, uma linearidade de informações, ou seja, haverá uma sequência lógica no desenvolvimento das capacidades cognitiva e intelectual dos alunos. É composto por desenhos e atividades como pintura e recortes, que podem facilitar a absorção do conhecimento das crianças.