PMA entrega duas novas praças por mês

Infraestrutura
24/11/2009 17h31
Início > Noticias > 39844

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Aracaju investiu cerca de R$ 10 milhões na construção ou reforma de 48 praças com o intuito de proporcionar mais lazer e bem-estar para a população. A auxiliar hospitalar Celina de Santana, de 42 anos, sente cotidianamente os benefícios do trabalho empreendido pela administração municipal. Ela relata que viu, em momentos diferentes, seus três filhos brincando na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont.

O mais velho é Willames, de 19 anos, que, quando criança, só tinha à disposição uma praça em ruínas. "Mas Mayara, de 14, já tem essa área bonita para passear com segurança. E o João Vítor, de 4, vai crescer com um parquinho bem equipado para se divertir, e até uma quadra para aprender a jogar futebol", comemora a auxiliar, que trabalha o dia inteiro e aproveita o final de tarde para estar com os filhos.

Para o professor de Educação Física João de Lira, a quadra da Ulisses Guimarães atraiu ainda mais crianças para o Programa Segundo Tempo, que leva cultura e esporte para alunos de escolas municipais no contraturno das aulas. Mais de 200 pequeninos que estudam na Escola Olga Benário dispõem de mais um equipamento para desenvolver suas habilidades motoras e sociabilidade. "É um investimento que não tem preço e os afasta das drogas e da marginalidade", destaca o professor.

Chico Mendes

No outro extremo da cidade, no conjunto Orlando Dantas, a praça Chico Mendes tem aproximado os moradores, que antes evitavam sair à rua. A vendedora Ana Gabriela de Assis, 22, conta que nunca viu tão bonito o bairro onde cresceu. "É muito bom ter uma área assim perto de casa para meu filho se divertir", comenta.

A sua nova colega de parquinho, a dona-de-casa Josiclei Lima, 34, diz que também adora levar seu pequeno para brincar. "Moro há nove meses aqui e meu menino está sempre na praça. Dá mais orgulho de dar o meu novo endereço para os amigos", confessa.

Ritmo acelerado

Assim como as praças Chico Mendes e Ulisses Guimarães, outras 46 foram construídas ou reformadas nos últimos dois anos pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. "Isso dá uma média de duas praças por mês e a previsão é que sigamos com o ritmo de intervenções acelerado. Algumas dessas reformas, construções e ampliações estão em andamento, como a Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco", lembra o prefeito.

Essas novas praças atraem cada vez mais moradores e valorizam localidades da capital sergipana. "Até mesmo pontos turísticos começam a surgir, a exemplo da recém-construída praça Tenente Domingues Fontes, onde está o farol da Farolândia, revitalizado por meio de uma parceria entre os governos municipal e estadual. O espaço foi repaginado e hoje centenas de pessoas o visitam diariamente", reforça Edvaldo.

Fausto Cardoso

No Centro da cidade, a praça Fausto Cardoso, palco de alguns dos mais relevantes acontecimentos históricos e políticos do Estado, também está de cara nova. A área teve seus traços originais reforçados e ganhou piso em concreto estampado vermelho e cinza, pedras portuguesas pretas e brancas, piso tátil e mais de três mil metros quadrados de grama. No local também foram plantadas 27 árvores, entre elas, 10 palmeiras imperiais retomam a ‘alameda das palmeiras', presente no projeto original da praça.

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, explica que quando as praças são urbanizadas, as pessoas sentem de imediato os benefícios. "Os novos espaços de convívio e lazer elevam a autoestima dos moradores, pois com as praças inseridas nas comunidades há uma valorização do ambiente. Essas estruturas ganham pistas para caminhada, quadras de futebol, parques infantis e árvores, o que traz mais qualidade de vida para as pessoas", aponta.